Especialista em trânsito da UCDB apresenta impactos da normativa que multa pedestres e ciclistas

23/01/2018 - 9:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Atitudes incorretas no trânsito por parte de pedestres e ciclistas, como atravessar a rua fora da faixa ou pedalar no sentido contrário dos veículos, em vez de maus hábitos, passam a ser consideradas em 2018 infrações. A mudança vem com a resolução 706/2017 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que será aplicada a partir de 27 de abril e prevê penalização para quem descumprir as normas.

Para o pedestre, a multa pode chegar até R$ 44,19 e, para o ciclista, até R$ 130,16. Diante da mudança, o coordenador do curso de Psicologia e especialista em trânsito da UCDB, Renan da Cunha Soares Júnior, apresenta nesta entrevista os impactos da nova legislação e expõe a necessidade de ações de conscientização em conjunto com a fiscalização.

Site UCDB: A princípio, este é o momento de conscientizar o pedestre e o ciclista para que a legislação possa ser aplicada?

Renan da Cunha Soares Júnior: Com a legislação em vigor em abril,  a ideia é que se faça um esforço para educar os pedestres e ciclistas  sobre como agir corretamente nas vias antes do início da fiscalização. Esse primeiro momento educativo é fundamental. É preciso ter um processo de sensibilização para que as pessoas adquiram consciência da importância de ser um ciclista ou um pedestre “seguro”, já que a maioria não tem certeza de como fazer isso. Quando a gente fala em educação para a o trânsito às vezes as pessoas pensam que é uma coisa para a criança e o que tem demonstrado resultados no mundo para os problemas do trânsito é o abraçamento social, ou seja, discutir o tema nas famílias , nas empresas e em todos os setores da sociedade para que isso realmente se reflita na mudança de comportamento das pessoas.

 

Site UCDB:  Como especialista, o senhor acredita que as estruturas das cidades permitem que o ciclista e o pedestre cumpram as normas ou o poder público precisa oferecer  melhores condições para que isso seja feito?

Renan: Efetivamente o desenvolvimento das cidades no Brasil acaba sendo muito mais focado para o automóvel por meio da pavimentação das ruas, do que nas calçadas, nas ciclovias e nas ciclo faixas.  Sem falar que também tem a questão da educação longitudinal para o trânsito — não para ser condutor, mas para ser pedestre e para ser ciclista — o que não acontece. Atualmente, isso ainda está em marcha no Brasil. O país ainda não tem um plano efetivo que dê conta de fazer essa formação completa e total das pessoas para o uso do espaço público com segurança, apesar de existir uma política nacional de trânsito desde 2004.

 

Site UCDB: Diante da aplicação da multa prevista pela nova norma para quem descumpri-la, acredita-se que as pessoas terão uma mudança de atitude maior do que apenas pela conscientização?

Renan: A fiscalização e educação têm de caminhar lado a lado, as duas coisas se complementam. Não há como obter sucesso aplicando só uma delas porque existem os fatores individuais que levam a determinado comportamento. Outros fatores que são culturais e sociais  e, ainda, a maneira como esse comportamento é visto pela sociedade e, tudo isso, influencia o sujeito. Por isso a importância de boas questões educativas, de ações pontuais  para promover discussões ampliadas e a fiscalização, com esse conjunto é possível fazer a mudança.

 

Site UCDB: Em 2017 foram registrados, só em Campo Grande, 270 acidentes envolvendo pedestres e 18 morreram. O senhor acredita que essa mudança de comportamento exigida pela nova resolução irá ajudar a mudar o cenário de violência no trânsito?

Renan: É uma das possibilidades. O pedestre é a parte mais vulnerável do trânsito, obviamente que quando esse público e os ciclistas adquirem uma formação melhor e passam a ter um comportamento defensivo — o que já acontece com o condutor, o trânsito passa a ser um local mais seguro e com certeza isso vai se refletir na diminuição dos números de óbitos e feridos.  

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna