Encontro de pesquisadores do PIBIC/PIBITI promove troca de experiências entre acadêmicos e profissionais

16/02/2017 - 11:00 - UCDB

Fonte: Gabrielly Gonzalez

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“O projeto te dá uma visão de como é a vida profissional de um pesquisador. Eu aprendi sobre análise microbiológica no PIBITI, coisa que eu ainda não vi em sala de aula. Surgiu a oportunidade de fazer parte do programa e fui indicado pela bolsa com um tema muito interessante que acrescentou no meu curso”, contou o aluno do 3º semestre de Engenharia Sanitária e Ambiental Thiago Gonçalves, durante o encontro de pesquisadores  da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que atuam em projetos fomentados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológicas (PIBIC/PIBITI).

Evento foi realizado na tarde desta quarta-feira (15) e proporcionou a troca de conhecimentos e experiências entre acadêmicos atuantes em projetos do programa de pesquisa e aqueles que já concluíram estudos com o incentivo do PIBIC/PIBITI.  Os convidados foram professores da Católica que na época em que cursavam a graduação participaram do programa. “O PIBIC é o despertar para a vida acadêmica”, afirmou um dos participantes da mesa professor Dr. Carlos Magno Vieira. Também participaram das discussões o coordenador do curso de Zootecnia, Rodrigo Gonçalves, o professor de Comunicação Thiago Müller, e a egressa Fernanda Alves, mestranda em Biotecnologia da UCDB.

PIBIC e PIBITI são programas que visam a fomentar a pesquisa já no período da graduação. Por meio deles, os universitários conseguem  ter contato com o que há de melhor e mais atual na área que possuem interesse e recebem orientação adequada de profissionais renomados em pesquisas com mérito científico. É uma forma de incentivar novos talentos e para muitos acadêmicos essa oportunidade acaba abrindo portas para a especialização: “Entrei para acrescentar conhecimentos à minha profissão e é uma porta de entrada para o mestrado”, disse Kelly Secchi, acadêmica de Farmácia.

No ciclo 2015/2016 a disputa pelas bolsas de estudo disponibilizadas pelo PIBIC/PIBIT foi acirrada — 353 alunos da Católica inscreveram 111 projetos no processo seletivo que definiu 5 ganhadores, sendo um de cada área do conhecimento: Alessandra Cabral, de Ciências Agrárias; Mohamidy Felipe Lima, de Ciências Exatas e da Terra; Linderson Gonçalves, de Ciências Biológicas e Saúde; Aurieler de Abreu, de Ciências Humanas, e Fábio Henrique Perez, de Ciências Sociais Aplicadas e Jurídicas, que foi o ganhador da bolsa de Mestrado.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3615. 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna