Empreendedores incubados na UCDB expõem experiências na primeira noite da Semana de Iniciação Empresarial

25/04/2017 - 14:00 - UCDB

Fonte: Bruna Meneghel

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Teve início na noite desta segunda-feira (24), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a III Semana de Iniciação Empresarial, com o objetivo de estimular a cultura empreendedora dentro da Instituição, capacitando assim os participantes a incubar seus projetos, ampliar a rede de contatos e auxiliar as práticas administrativas de gestão empresarial. As atividades, promovidas pela Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), continuam até quinta-feira (27); hoje (26), as discussões serão sobre inovação e startups, a relação societária empresarial e novos modelos de negócio em um mundo conectado.

Durante os quatro dias de evento, serão realizadas palestras sobre diferentes assuntos, além de definidos os projetos aprovados para a incubação neste ciclo. Ontem, na abertura da Semana de Iniciação empresarial, foi feita a apresentação da S-Inova, três empresários que já participam do processo de incubação (“Labdoc”, “Eng Soluções Tecnológicas” e “Ana Mattos Cosméticos”) puderam falar sobre as experiências vividas, e foram promovidas duas palestras: “Morena Bier Cervejaria” e “Transformando Valores Humanos em ações inovadoras, auto conhecimento, e produtividade”.

Coordenadora da S-Inova, Neila Farias Lopes, explicou que a função da agência é estimular o empreendedorismo no âmbito acadêmico e auxiliar interessados em ter o próprio negócio na hora de lidar com o cenário econômico e expor o produto desenvolvido: “E a parte do profissional? Como ele se porta no mercado? Como ele coloca seu produto ou serviço a disposição? A semana de iniciação empresarial tem esta função, despertar o empreendedor que existe neles.”

Ainda, de acordo com Neila, a Semana de Iniciação Empresarial tem como finalidade selecionar empreendimentos para incubação. Em 2016, foi firmada uma parceria entre a S-Inova e FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e, por isso, as empresas incubadas na UCDB também vão receber apoio do órgão e terão acesso à vitrine tecnológica.

Três empresários selecionados para participar da primeira noite do evento puderam expor o trabalho realizado nas empresas que coordenam e enfatizaram a importância da assessoria prestada pela UCDB, por meio de informações e contatos.

Lucas Aguirre da “Eng Soluções Tecnológicas”, foi um dos empreendedores que conversou com os participantes e falou sobre a evolução do negócio:  “Nós já estamos com a empresa funcionando há cerca de um ano, e as várias apresentações feitas trouxeram um grande número de pessoas interessadas no nosso negócio. Seja o que fazemos como empresa, na área de desenvolvimento de produto, ou seja no nosso projeto incubado, que é na área de Pesagem de confinamento”.

Já Leizinara Gonçalves, proprietária da “Labdoc”, se mostrou feliz em ser egressa da UCDB e hoje administrar um laboratório de análises clínicas com o apoio da Instituição:  “O funcionamento da empresa no Hospital veterinário da Universidade fez com que fosse mais fácil fazer com que o negócio funcionasse. Isso evitou a terceirização e permitiu que eu prestasse os serviços oferecendo algo em troca à minha Instituição, o que é muito gratificante”.

Para os empreendedores que marcaram presença durante a Semana de Iniciação Empresarial a possibilidade de dividir a experiência vivida com outros empresários foi muito positiva. Segundo o proprietário da Morena Bier, Osir Afonso Tessari, o convite para participar do evento foi muito satisfatório. Ele acredita que falar sobre a trajetória no mundo dos negócios é uma forma de inspirar pessoas que desejam seguir o mesmo caminho: “De forma indireta mostrei minha experiência como empreendedor na área de cervejaria, e posso com isso estimular o espírito de empreender em alguns”.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica