Edital: Seleção interna de professor pesquisador período 2017b – 2020a

17/03/2017 - 12:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ou do

Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

 

Edital PROPP nº 002/2017 – PROFESSOR PESQUISADOR

 

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSOR PESQUISADOR PERÍODO 2017B – 2020A

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no uso de suas atribuições regimentais, torna público o presente edital de seleção de Professor Pesquisador e convida os pesquisadores da UCDB interessados a se inscreverem no processo, no período de 20 de março a 31 de março de 2017, de acordo com os requisitos, procedimentos, prazos e critérios estabelecidos a seguir.

 

1) OBJETO

O presente edital visa selecionar 7 (sete) professores que atuem nos Cursos de Graduação da UCDB, para o desenvolvimento de atividades de Pesquisa Científica no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/PIBITI), a fim de fortalecer os grupos de pesquisa e os programas de pós-graduação, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural da UCDB.

 

2) INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições estão abertas aos docentes contratados pela UCDB, exceto os que possuem vínculo empregatício como substitutos ou com prazo de contrato de trabalho determinado, em pelo menos um curso de Graduação e que cumpram as seguintes exigências:

I- Possuir, no mínimo, o título de Mestre.

II- Estar em dia com o calendário de entrega de relatórios de projetos de pesquisa que esteja desenvolvendo ou tenha desenvolvido com o apoio financeiro da UCDB e não ter qualquer outra pendência na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

 

2.2 Período de inscrição: 20 a 31 de Março de 2017.

 

2.3 Local de inscrição: secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Bloco Administrativo, térreo (antigo arquivo morto).

 

2.4 Documentação exigida para a inscrição

a) Requerimento de inscrição no processo seletivo, em formulário próprio, devidamente preenchido;

b) Ficha de pontuação do currículo, preenchida de acordo com os itens presentes no Currículo Lattes do candidato nos últimos quatro anos (2013-2017);

c) Cópia do currículo atualizado, inscrito na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br);

d) Declaração de compromisso de participação em projeto de pesquisa que envolva uma das linhas de pesquisas dos Programas Stricto Sensu da UCDB (Anexo D), com anuência de um professor dos Programas da UCDB;

e) Projeto de Pesquisa com até 20 páginas (incluindo a CAPA), seguindo rigorosamente o roteiro abaixo:

 

1. Título do Projeto

2. Programa de Pós-Graduação e Grupo de Pesquisa vinculado ao projeto

 

1

Professores Pesquisadores que não estão vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

2

3. Antecedentes e Justificativa do problema a ser abordado

4. Objetivos Gerais e Específicos

5. Revisão da Literatura

6. Metodologia

7. Atividades e Cronograma de Execução

8. Resultados esperados, produtos e avanços

9. Impactos e benefícios.

10. Referências

 

Parágrafo 1º – O requerimento de inscrição ao processo seletivo e a ficha de pontuação estarão disponíveis na Secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e no site da UCDB.

 

Parágrafo 2º - Relacionada à letra “d” do item 2.4, entende-se que a participação pode ser dada na forma de colaboração em projeto coordenado por um professor dos Programas Stricto Sensu da UCDB, ou por meio de coordenação de projeto com a participação de um professor dos Programas Stricto Sensu da UCDB (O envolvimento do pesquisador Stricto Sensu deve ser formalmente documentado com um ou mais planos de trabalhos).

 

Parágrafo 3º - A entrega da declaração prevista na letra “d” do item 2.4 é obrigatória.

 

Parágrafo 4º - Para fins de pontuação e classificação serão considerados os itens previstos no item 2.4: declaração prevista na letra “b”, cópia impressa do Currículo Lattes, na letra “c” e projeto de pesquisa, na letra“e”.

 

Parágrafo 5º - Não será aceita a inclusão de novos documentos após o encerramento das

inscrições.

 

3) DAS COMPETÊNCIAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1. A competência para candidatar-se ao processo de seleção é do corpo docente da UCDB que não esteja inserido nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ou que não receba, pelo menos, 10 horas de pesquisa em 2017B.

 

3.2. A competência para instrução e coordenação do processo de seleção de Professores Pesquisadores é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da agência S-INOVA.

 

3.3. A competência para analisar e avaliar os Currículos Lattes e os projetos dos candidatos serão do Comitê Científico da UCDB e da agência S-INOVA, o critério de avaliação do projeto (anexo B), será no máximo de 10 pontos .

 

3.4. A competência para homologar o resultado da seleção é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB.

 

3.5. As horas de pesquisa (10 horas por pesquisador) serão atribuídas aos setes pesquisadores selecionados, de acordo com o quadro abaixo:

 

Área cadastrada pelo CNPq                       Lotação          Número de vagas

Ciências Biológicas e da Saúde                  CBS                        1

Ciências Sociais Aplicadas                            CSA2                     2

Ciências Humanas e Sociais                        CHS                       1

Ciências Exatas e Tecnológicas                  CET                        2

Ciências Agrárias                                             CA                          1

 

 

3.6. As horas de pesquisa (10 horas por pesquisador) serão atribuídas aos setes pesquisadores selecionados que apresentarem a maior pontuação (na somatória dos itens: Currículo Lattes e Análise de Mérito e Relevância do Projeto de Pesquisa [Anexo B]); serão considerados para análise os currículos que atingirem no mínimo 30 pontos, conforme Anexo A.

 

Parágrafo único - Serão aplicadas as seguintes penalidades, de acordo com a pontuação final:

I - Atraso na entrega do relatório final do projeto (coordenador) -10,00 %

II - Atraso na entrega de relatório parcial dos orientandos (por relatório) - 5,00 %

III - Atraso na entrega de resumo e artigo dos orientandos (por relatório) -10,00 %

IV - Não apresentação do trabalho no Encontro de Iniciação Científica da UCDB - 5,00 %

V - Atraso na avaliação de trabalhos do PIBIC (por avaliação) - 5,00 %

VI - Não realização da avaliação de trabalhos do PIBIC (por avaliação) - 5,00 %

 

4) REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA ATUAÇÃO COMO PROFESSOR PESQUISADOR

 

Os professores pesquisadores terão as seguintes responsabilidades:

 

4.1 O Professor aprovado no processo de seleção que já receba menos de 10 horas de pesquisa deverá abdicar dessas horas relativas ao semestre 2017B, no momento da assinatura do Termo de Compromisso, para exercer atividades como Professor Pesquisador com 10 horas semanais, a partir do semestre 2017B.

 

4.2 Comparecer à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para assinar o Termo de Compromisso por ela estabelecido, no prazo de até 5 dias úteis após a publicação do resultado final;

 

4.3 Coordenar projeto de pesquisa aprovado no processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ou do Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), e comprometer-se a orientar, no mínimo, três acadêmicos por período (2017B – 2018A, 2018B – 2019A, 2019B – 2020A), nas distintas fases do trabalho científico: na elaboração dos relatórios parciais e artigo, na apresentação dos resultados em eventos internos e externos à Instituição, e na exigência do cumprimento da carga horária de pesquisa.

 

Parágrafo único: o projeto de pesquisa deve envolver a participação dos professores dos Programas Stricto Sensu da UCDB com, no mínimo, um plano de trabalho.

 

4.4 Participar efetivamente das reuniões ordinárias e extraordinárias e dos processos de avaliação interna de pesquisa e do Programa de Iniciação Científica, de acordo com o calendário estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;

 

2 Estão incluídas nesta área as Ciências Jurídicas.

 

4

4.5 Comprometer-se em ampliar a sua produção acadêmica no período estabelecido peloedital, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Comitê Científico.

 

5) DESCREDENCIAMENTO / REQUISITOS PARA A MANUTENÇÃO DAS HORASPESQUISA

 

Os Professores Pesquisadores selecionados serão avaliados anualmente pelo Comitê Científico (com base no Anexo A), sendo consideradas não apenas as publicações, mas também sua participação em comissões, avaliações internas da UCDB, parecerista de periódicos, entrega de relatórios no prazo estabelecido, entre outros. Aquele que não cumprir com a proposta estabelecida, será descredenciado como Professor Pesquisador da UCDB. Os Professores Pesquisadores selecionados que forem descredenciados durante o processo 2017B-2020A, não poderão participar de novos processos seletivos por três anos.

 

6) DESISTÊNCIAS

Os Professores Pesquisadores selecionados que desistirem, sem motivo plausível, das horas de pesquisa durante o processo 2017B-2020A, não poderão participar de novos processos seletivos por três anos. Esclarece-se que os motivos para a desistência deverão ser encaminhados pelo professor pesquisador ao Comitê Científico, que apreciará na primeira reunião ordinária ou extraordinária após serem eles apresentados.

 

7) CALENDÁRIO DE SELEÇÃO

7.1. Inscrição no processo de seleção: 20 a 31 de março de 2017.

7.2. Divulgação das Inscrições deferidas: 5 dias .

7.3. Divulgação dos resultados: 24 de abril de 2017.

 

8) DOS RECURSOS

Todo professor que tenha concorrido ao presente Edital poderá apresentar recurso fundamentado, impreterivelmente, até um dia útil após o resultado. O julgamento do recurso será realizado pelas seguintes instâncias:

a) Em 1ª instância, pelo Comitê Científico e agência S-INOVA

b) Em 2ª instância, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Os casos omissos neste Edital serão apreciados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

 

Campo Grande, 17 de março de 2017.

Prof. Dr. Hemerson Pistori

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

Mais informações: http://site.ucdb.br/public/downloads/22779-edital-002-2017-professor-pesquisador.pdf

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna