Docentes da UCDB participam de formação durante esta semana

27/01/2015 - 7:00 - UCDB

Fonte: Edyelk dos Santos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Os professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foram recepcionados na noite de ontem (26), no Anfiteatro do bloco A, para iniciarem primeiro semestre letivo de 2015.

Durante a abertura, a Pró-Reitora de Ensino e Desenvolvimento, professora Conceição Butera, deu as boas vindas pelo retorno e desejou sucesso aos novos docentes. “Que seja um ano bom para todos. E que nesta semana de formação nós possamos juntos refletir e aprender e assim criar novas ideias para este ano”, completou Conceição. Já o Pró-Reitor de Pastoral, Ir. Gillianno Mazzetto, destacou a importância da boa educação. “Assim como no livro de Dom Bosco, gostaria de pedir que vivamos a boa educação na prática, pois assim iremos construir novas vidas”.

Durante a programação da noite, os professores participaram de uma mesa redonda composta pelos professores Victor Hugo de Oliveira Marques, Clacir José Bernardi e pela professora Andrea Cristina Coelho Scisleski. A mesa teve como tema “A autonomia do aluno universitário: as contribuições de diferentes perspectivas”, mediado pela professora Blanca Martin Salvago.

“Nós professores precisamos perceber que não somos os donos do saber. Devemos, antes de tudo, orientar nossos acadêmicos, para que eles cresçam e se desenvolvam na sociedade e é essa discussão que faremos com o tema“, comentou o professor Clacir sobre o tema.

Cada um dos três professores teve um tempo de 20 minutos para discutir o assunto e depois o encerramento aconteceu com a discussão de todos os presentes no evento.

Formação de Docentes

Na manhã de hoje (27), será realizado no período matutino, a partir das 8h, no anfiteatro do bloco A, assim como acontecerá no período da noite, às 19h a continuação da formação docente, que conta com o auxilio do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), da Católica. 

Os professores serão divididos em grupos de 20 pessoas que irão ser encaminhados para salas de aula. Logo após as discussões todos retornam ao Auditório e debatem juntos os assuntos propostos.

Já na programação de amanhã (28), será realizado no Anfiteatro do bloco A, nos períodos matutino e noturno, uma palestra seguida de debate com o tema: “A didática na educação superior: a produção da autonomia do aluno”, ministrada pela professora, Dra. Sonia Regina de Souza Fernandes.

Já no dia 29 serão oferecidas quatro oficinas, no período da manhã, com início marcado para às 8h. As opções são: Oficina 1 – “Educação superior na UCDB: reflexão sobre os elementos da atuação docente”, ministrada pela professora Arlinda Dorsa. Oficina 2 – “Avaliação do processo ensino e aprendizagem na Educação Superior: Elementos teóricos e instrumentos avaliativos”, apresentado pelo professor Heitor Romero Marques.

Oficina 3 – “Material didático digital: reflexões sobre sua escolha e avaliação”, ministrada pela professora Kátia Alexandra de Godoi e Silva. E por fim, a oficina 4 que terá como tema “Oficina de Voz”, sob a coordenação da professora Nayara Cesário Martins.

À noite, no Auditório do bloco A, às 19h30, com a presença do Reitor, Pe. José Marinoni, e de todos os Pró-Reitores, será realizada uma acolhida com apresentações dos grupos com as reflexões sobre o tema “Autonomia intelectual do aluno no processo educativo”.

O encerramento da formação docente será na sexta-feira com uma reunião entre os coordenadores e os professores de seus cursos para dar início ao semestre.