Docentes da UCDB participam de acolhida, oficinas de formação e mesa-redonda

26/01/2016 - 9:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Pe. Ricardo conversa com docentes durante Acolhida

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, ontem (25), da Acolhida para o ano letivo 2016A. O Reitor, Pe. Ricardo Carlos, abriu o evento respondendo à pergunta que mais tem ouvido nos últimos meses: Como o senhor está na UCDB? "Estou muito feliz", respondeu o reitor com muita convicção. "Estou cercado de pessoas felizes, contentes, empenhadas, realizadas e apaixonadas pela Educação".

Pe. Ricardo lembrou ainda algumas palavras ditas pelo Papa Francisco, que pede para que as pessoas sejam ousadas em educação, possam ir além dos conteúdos, dar asas e raízes aos jovens, que buscam a inovação e são criativos, cultivar a cultura do encontro, para conhecer, amar e caminhar junto. “Temos um grande tesouro em nosso meio que é a Pastoral, que acima de tudo quer ajudar o jovem a buscar a fé, a transcendência e a dar um sentido na vida”, completou.

Os professores participaram da palestra "Avaliar as aprendizagens e as competências", ministrada por Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva. "O aprendizado é um espaço de luta constante, novos desafios, pois o mundo mudou e diante disso há necessidade de incorporarmos os contextos. Conteúdos são importantes, mas o caminho está mudando", ressaltou.

A Acolhida dos professores contou ainda com a apresentação do Grupo de Cordas da UCDB. O Pró-Reitor de Pastoral, Pe. João Vitor Aparecido Ortiz, proporcionou o momento de oração e agradeceu a Deus por mais um ano em realizar a missão de educar.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto, apresentou toda a programação que vem sendo desenvolvida para a Acolhida dos novos acadêmicos e também os veteranos. Também participaram os pró-reitores Conceição Aparecida Galves Butera (Graduação), Luciane Pinho de Almeida (Extensão e Assuntos Comunitários), Hemerson Pistori (Pesquisa e Pós-Graduação) e Ir. Herivelton Breitenbach (Administração).

Oficinas

Hoje (26) e amanhã (27), os docentes da Católica participam de várias oficinas de formação, pela manhã e a noite, com os seguinte temas: ‘Construindo instrumentos de avaliação operatória: conceitos, habilidades e competências’, ‘Educação superior na UCDB: reflexão sobre elementos da atuação docente’, ‘A diversidade e a universidade’, ‘A aprendizagem do aluno especial na universidade: elaboração de material para o processo ensino e aprendizagem e avaliação’, ‘Reflexões e instrumentalização da EAD’, ‘Atraindo recursos para seu projeto: o método BMG Canvas’, ‘Oficina de voz’ e ‘Saúde do professor universitário: possibilidades para um estilo de vida saudável’.

No dia 28, das 8h às 11h30 e das 19 às 22h30, será realizada mesa-redonda para a discussão da ‘Educação em Direitos Humanos’, ‘Inclusão de Libras’, ‘Educação ambiental’, ‘ educação das relações Étnico-raciais’ e para o ensino de História e Cultura afro-brasileira e a africana’ e ‘Dicionário de valores da UCDB’. Para concluir será feita no dia 29 reunião com os coordenadores de curso da Católica.