Democracia Virtual é debatida em evento da Fundação Adenauer em parceria com a UCDB

29/05/2015 - 9:00 - UCDB

Fonte: Maria Mariana Ostemberg

Professor Emerson Cervi, da UFPR

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Na última quarta-feira (22), foi realizado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) a palestra "Democracia Virtual – Implicações Sociais", promovida pela Fundação Konrad Adenauer, em parceria com a Católica. O evento teve a participação do representante da Fundação, Christian Matthäus, e da Pró-Reitora de Ensino e Desenvolvimento, Conceição Butera. Dezenas de acadêmicos e professores acompanharam as palestras.

A primeira parte do evento tratou de “Democracia Virtual e a Responsabilidade Política”.Os palestrantes convidados eram Ricardo Kazouaki e Camila Braga. Ricardo é especialista em políticas colaborativas e mídias sociais e em sua palestra tratou o tema “Internet como Ferramenta de Participação” e enfatizou o poder que as mídias sociais têm de atrair pessoas para grandes movimentos, mesmo que as reivindicações sejam diversas e as discussões não sejam aprofundadas. Falou também de seu projeto Plataforma Brasil, que tem o intuito de priorizar discussões da população, propondo soluções.

A palestrante Camila Braga, social media na Prefeitura de Curitiba, falou sobre “As mídiais sociais na Prefeitura de Curitiba”. Camila apresentou o trabalho que a equipe da prefeitura faz em suas redes sociais, buscando um relacionamento mais profundo com a população, obtendo assim, bons resultados. “Nas redes sociais se falam muito de números, como por exemplo, quantidade de seguidores e curtidas, mas na verdade o que precisa é de relacionamento com os seus seguidores”, explicou.

A segunda parte da palestra foi marcada por mais duas palestras que discutiu sobre Democracia Virtual e seus beneficiários”. O palestrante Emerson Cervi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou sobre “Mundo virtual, proximidade real e democracia: o que a experiência brasileira recente nos ensina”. E, encerrando os debates, Reinaldo Themoteo, integrante da Fundação Konrad Adenauer, discutiu o tema “Cibercultura à moda brasileira: web 2.0, vida social e participação cidadão”, que enfatizou sobre o que é e o que influência a cibercultura.