Crie-MS realiza última reunião e planeja ações para 2018

13/12/2017 - 9:20 - UCDB

Fonte: Assessoria de Imprensa

Reitores durante abertura do encontro

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Dirigentes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) participaram, na segunda-feira (11), do quinto encontro do grupo, o último programado para 2017. O principal objetivo da reunião foi estabelecer metas para 2018, através do que já foi realizado pelo grupo desde a sua criação, em agosto deste ano.

A reunião foi sediada pela UFGD, no Auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Além da Reitora anfitriã, Liane Calarge, compareceram ao evento o Presidente do Conselho, Fábio Edir dos Santos, da UEMS; o vice-presidente Pe. Ricardo Carlos, da UCDB, Luiz Simão Staszczak, do IFMS, e Marcelo Fernandes, Pró-Reitor de Extensão da UFMS, representando o reitor Marcelo Turine.

Na parte da manhã, cada reitor falou um pouco sobre sua percepção dos resultados obtidos através do CRIE-MS, tanto em prol das Universidades participantes, quanto do estado de Mato Grosso do Sul. Todos foram unânimes em avaliar como positivas as atividades do grupo até o momento. Para Luiz Simão, “muito trabalho e dedicação têm superado as dificuldades das ações de planejamento do início do ano, principalmente as orçamentárias”. Para ele, o CRIE-MS foi o responsável pelo fortalecimento das ações Institucionais realizadas.

Pe. Ricardo Carlos citou as duas Leis de Inovação (no município de Campo Grande e no Mato Grosso do Sul) como frutos do conselho, trazendo grandes benefícios para o estado. Também falou sobre o sucesso da Rota Bioceânica com o envolvimento das Universidades e outras ações efetivadas.  “Temos capacidade e pessoas preparadas, por isso precisaremos reunir ainda mais nossas forças, para que as universidades tenham uma visibilidade cada vez maior”, reforçou.

O Pró-Reitor Marcelo Fernandes disse estar diante de “realizações exemplares, frutos da área cultural, com intenso intercâmbio das Instituições do CRIE-MS”.

Reitores, pró-reitores, assessores e gestores das universidades dividiram-se em Grupos de Trabalho (GTs) para discutir sobre o tema proposto ao seu grupo, dentro dos eixos de atuação definidos em reuniões anteriores. Ao término desta primeira etapa, os grupos retornaram ao auditório para expor aos demais, as propostas e metas de viabilização definidas em cada aliança de trabalho.

Um representante de cada GT falou sobre o que o grupo pretende desenvolver em 2018 dentro dos temas “Internacionalização e Mobilidade Acadêmica”, “Turismo e Cultura”, “Comunicação Científica”, “Excelência na Educação Básica e na Educação Superior” e “Ciência, Tecnologia e Inovação”, áreas definidas como prioritárias pelo CRIE-MS.

Todos os grupos apresentaram ideias centrais que deverão ser desenvolvidas em 2018, como: proposta de regulamentação da UniRILA (Rede Universitária da Rota da Integração Latino-Americana); maior difusão da produção científica das Instituições; criação de um corredor cultural; concepção de um guia de cursos de Graduação das Universidades do CRIE-MS, entre outras. 

Para Liane Calarge, reitora da UFGD, foi uma honra recepcionar este encontro e perceber as conquistas alcançadas através do Conselho: “O CRIE-MS foi instituído para a integração das universidades do MS, e apresentar o campus da UFGD aos que ainda não conheciam, foi um grande prazer e uma forma de estreitar ainda mais os laços entre as Instituições. Tenho muita satisfação em fazer parte deste grupo que tem mostrado sua relevância, haja vista os resultados e a visibilidade que tem alcançado. Tenho certeza que, em 2018, o CRIE-MS terá um papel ainda mais efetivo em termos de internacionalização e acordos de cooperação entre as universidades”, disse.

A próxima reunião do CRIE-MS está programada para acontecer na sede do IFMS, em Campo Grande, no dia 26 de fevereiro.

 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFGD