Continuam hoje atividades do 5º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal

25/11/2014 - 7:00 - UCDB

Fonte: Edyelk dos Santos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Continua hoje, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) o 5º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – 5º GeoPantanal, que ocorrerá até a próxima quarta-feira (26). A abertura aconteceu no último domingo com a participação dos representantes das instituições organizadoras Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e UCDB.

O evento tem como objetivo destacar a importância dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos com o uso das geotecnologias para apoiar os estudos que visam entender e preservar o bioma pantaneiro e sua rica biodiversidade, considerando o desenvolvimento da região e a sua sustentabilidade.

Sessões orais e pôsteres marcam a continuidade do evento hoje, no anfiteatro do bloco A. Às 16h acontece a sessão 6, com duas palestras coordenadas pelo Dr. João dos Santos Vila da Silva, da Embrapa. A partir das 17h20, a sessão 7 acontece sob a orientação da professora Dra. Sandra Mara Alves da Silva Neves, da Unemat, com a apresentação de cinco artigos, sendo o tema “Planejamento e análise ambiental, recursos hídricos e saúde”.

Logo após o encerramento dos artigos será realizada a exposição de pôsteres, na coordenação do professor de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Católica, Fábio Martins Ayres, às 19h. Na sequência, Leonardo Cartollo Portalete, da Unidade técnica da Famasul ministrará uma palestra com o tema “Sistema de informações geográficas de agronegócio – Ferramenta de gestão para a agropecuária de MS”.

Para encerrar a programação o professor, Dr. Manuel Eduardo Ferreira, da UFG, irá mediar uma mesa redonda sobre “Veículos aéreos não tripulados – VANTs”.

Ontem

Apresentações de artigos, ministrações de palestras e exposição de pôsteres marcaram o terceiro dia de realização do 5º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – 5º GeoPantanal. Ao todo foram realizadas três palestras, sendo uma delas com o professor Dr. Michel McGlue, do Departamento de Terra e Ciência Ambiental, da Universidade de Kentucky, nos EUA.

Já os artigos foram coordenados pelos professores Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, da Católica, responsável por cinco apresentações, com início às 20h20 com encerramento às 22h, e pela professora, Dra. Myrian de Moura Abdon, da Selper, a qual ficou responsável por quatro artigos, com o tema “Planejamento e análise ambiental”.