Conferências sobre saberes das etnias abrem seminários voltados para educação indígena e sustentabilidade

19/09/2017 - 16:00 - UCDB

Fonte: Gabrielly Gonzalez

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Com solenidade no anfiteatro do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foram abertos, na noite de segunda-feira (18), o VII Seminário de Povos Indígenas e Sustentabilidade e, também, o II Seminário do Observatório da Educação Indígenas (UCDB/CAPES).

Duas conferências fizeram parte da primeira noite dos seminários. O tema “Formação superior e conhecimentos indígenas” foi abordado pelo Me. Justino Sarmento Rezende, da tribo Tuyuka. O especialista expôs o significado dos conhecimentos passados por cada etnia as novas gerações: “Existir é uma coisa, viver é outra, e são nossos saberes que nos orientam para a vida”, afirmou.

Além disso, Justino ressaltou que para os indígenas, a hereditariedade é muito importante: “A fundamentação do que vivemos é baseado em nossos antepassados. Se meu avô falou, por exemplo, é a vivência que eu vou levar”.

Na mesma data, em uma segunda conferência, Valdomiro, da etnia Guarani, e Elvisclei Polidório, da etnia Terena, também abordaram os saberes e conhecimentos indígenas, mas expuseram de que forma esses ensinamentos passados de pai para filho funcionam na prática.

Quem participou da abertura dos eventos, como a acadêmica de História da UCDB Iris Ramona Pinto Alves, sentiu-se honrado pela Universidade abordar esses temas. “Sou indígena e a gente se sente abraçado aqui, pois percebemos que a Católica nos oportuniza, não apenas com bolsas de estudos, mas também com todo o apoio que nos é dado”, esclareceu.

A intenção dos seminários é promover e privilegiar a interlocução entre povos indígenas, segundo o professor Dr. Heitor Queiroz de Medeiros — um ponto importante para a UCDB. “Uma solenidade em que a maioria dos palestrantes são indígenas traz uma grande reflexão, pois mostra que nossa universidade possibilita essa ligação e reconhece a ciência indígena”, pontuou.

Os dois seminários são uma realização do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) em parceria com o Grupo de Pesquisa Educação e Interculturalidade,  Observatório da Educação/Educação Indígena e o  Núcleo de Estudos e Pesquisa das Populações Indígenas (NEPPI). O evento acontece até amanhã (20) no anfiteatro do Bloco A, com outras duas mesas redondas e também apresentações de trabalhos. (Confira abaixo a programação)

Programação

20/09 (Quarta-feira)

Manhã – Anfiteatro do bloco A

8h às 8h30 – Atividades Culturais

8h30 às 11h30 – Mesa Redonda

​Tema: “As experiências de formação na Educação Superior e as práticas nas comunidades indígenas”.

​Palestrantes:  Jovina Mafra dos Santos da etnia Macuxi, Lídio Cavanha Ramires da etnia Kaiowá, Leosmar Antônio da etnia Terena e Célia da etnia Xacriaba.

Coordenadora da mesa: Cledeir Pinto Alves (UCDB/CEFPI)

Tarde – Salas de aula do bloco A

13h30 às 17h30 – Apresentação de trabalhos

16h às 17h30 – Mesa de Encerramento (anfiteatro do bloco A)

Tema: “Contribuições e experiências compartilhadas no VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade”.

​Palestrantes: Antônio Carlos de Souza Lima representante do Museu Nacional e Luis Henrique Eloy Amado

​Coordenador da Mesa: Adir Casaro Nascimento

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei