Concurso cultural Hiperligados realiza etapa final no Labcom

09/10/2015 - 11:00 - UCDB

Fonte: Gabriel Bittar

Alunos realizam etapa final

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O concurso cultural proposto pela Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) Hiperligados, realizou, ontem (8), no Estúdio do Laboratório de Comunicação (Labcom) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a gravação da etapa final com oito alunos de duas escolas salesianas. Cinco eram alunos do ColégioSalesiano Dom Bosco, de Campo Grande (CSDB), e três do Salesiano Dom Lasagna, de Araçatuba (SP). O concurso iniciou com 44 alunos , dentre os oito concorrentes finalistas, a vencedora foi Gabriela Mariana Garcia, de 17 anos, do CSDB.

Gabriela comentou sobre seu preparo para participar do Hiperligados: “Li os textos de apoio, o livro que foi dado para nós e assisti a vários vídeos sobre o assunto”, declarou. “É importante conhecer mais a história de Dom Bosco, pois ele leva o nome de nossa escola e, devido às suas obras, podemos nos espelhar nele”.

A vencedora ainda afirmou ter gostado tanto do jogo quanto dos passeios em comemoração ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco: “Agradeço a todos que me ajudaram no projeto, foi muito legal não só o jogo de perguntas mas também as Acolhidas, os passeios ao Museu das Culturas Dom Bosco e às obras sociais que levam o nome de Dom Bosco”, disse.

Uma das alunas do Colégio Salesiano Dom Lasagna de Araçatuba, Gabriela Martins, do 1º ano do ensino médio, comentou sobre o Hiperligados: “O mais bacana foi que nos trouxeram para conhecer mais sobre todas as obras de Dom Bosco”, declarou. Já o aluno Felipe Afonso da Silva Trajano, de 18 anos, no 2º ano do ensino médio da mesma escola afirmou: “Achei legal o intuito de falar sobre Dom Bosco, conhecermos mais ele. Conhecemos também as obras salesianas que são muito boas”.

Sobre o intuito do Hiperligados, o Pe. Rafael Zanata Albertini afirmou: “É uma iniciativa com a ideia de integrar certas escolas salesianas num ambiente em que os alunos pudessem se encontrar e participar de um concurso sobre o Bicentenário. Já foi realizado um quiz sobre a história de Dom Bosco e agora o tema será a biografia de Dom Bosco, com base no livro ‘Dom Bosco, uma biografia nova’, de Teresio Bosco”.

Pe. Rafael, sobre sua participação no evento, declarou: “Entrei a convite da Pastoral da Comunicação para dar algumas dicas e estar em contato com o responsável pelas escolas, que é o Padre Marcelo Fujimura. Acho o projeto interessante e principalmente também é bom ver o entusiasmo dos alunos seja na competição, seja na vontade de conhecer outras pessoas e também de estudar sobre Dom Bosco”.

“Penso que um dos grandes valores que Dom Bosco deu em sua época foi o conceito de pátio, e o Hiperligados quer ser esse pátio tanto com a interação local nas escolas quanto aqui nos questionários, nessa final em Campo Grande”, disse Pe. Rafael. O pátio, para Dom Bosco, é o espaço de convivência dos educadores de forma integradora, amigável e participativa com o jovem, para que ele possa, assim, ser bem orientado e viver como “bom cristão e honesto cidadão”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3480.