Combate à raiva é tema do segundo dia do Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária

20/10/2016 - 7:00 - UCDB

Fonte: Ariane Nogueira

Ottorino Cosivi durante a palestra realizada no Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O segundo dia do ‘VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária’, Na quarta-feira (19) abordou a raiva no meio urbano. O ministrante Ottorino Cosivi, diretor do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) da Organização Mundial de Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde Global (OPAS/OMS), abordou o tema ‘Raiva nas Américas’ e trouxe os avanços e indicações para o combate à doença progredir.

“A região das Américas fez grandes avanços no controle da raiva, por isso não podemos baixar a guarda e permitir a reintrodução de uma doença que é completamente evitável. A prevenção da raiva humana deve ser um esforço conjunto, é urgente que os governos, as ONGs, as organizações nacionais e internacionais, a sociedade civil e o público em geral trabalhem em conjunto para eliminá-la", afirmou.

O seminário contou, ainda, com a participação de Fábio Shiroma de Araújo, coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros. Após as palestras, foi aberta uma discussão conjunta em uma mesa-redonda. “O controle da população destes transmissores é realizado através de visitas às propriedades rurais, e este foi o principal ponto que colaborou para uma redução significativa dos índices de raiva em Mato Grosso do Sul nos últimos anos”, apontou o palestrante, que também enfatizou a importância da orientação e educação sanitária com os produtores, trabalhadores rurais e os moradores da área urbana.

Também durante a manhã foi realizada a palestra ‘Situação da Leishmaniose Visceral no Brasil’, ministrada pela Secretária Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Stephanie Ballatore Holland Lins. Para obter mais informações sobre o evento ligue 3312-3413.