Com palestras e oficinas, 19ª Sipat aborda saúde e segurança no ambiente de trabalho

18/10/2017 - 13:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Duas oficinas encerraram, nesta terça-feira (17), a 19 Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A primeira foi de relaxamento, ministrada pela manhã, pela professora Márcia Bortoleto Rotta e a segunda, no período da tarde, foi de ginástica rítmica com a professora Cláudia Diniz.

Ainda na mesma data, no anfiteatro do bloco A, o evento trouxe a palestra “Cuidados com a saúde do homem e da mulher”. O assunto foi abordado pelas professoras Eliny Aparecida Vargas Machado Salazar e Lizandra Alvares Felix Barros. Durante a conversa com os participantes, as especialistas apontaram as diferenças entre os cuidados com a saúde que devem ser tomados no caso da mulher e do homem.

Foi apontada pela professora Eliny, a importância da mulher fazer acompanhamento médico e exames desde a primeira menstruação e, caso possuam filhas, orientou os colaboradores a alertarem as meninas, principalmente, sobre as mudanças hormonais. Também foi falado a respeito da prevenção do câncer de mama, como fazer o autoexame  e a importância do diagnóstico precoce.

Além dessas atividades, no primeiro dia do Sipat (16) foram realizadas outras duas palestras com o foco na saúde dos colaboradores. Sálua Omais, psicóloga e coach da empresa Psicotrainer — Centro Integrado de Psicologia Positiva falou sobre  “Saúde Emocional Positiva: cultivando hábitos e atitudes saudáveis na vida e no trabalho” e a professora Raquele Kohler ministrou uma palestra sobre a importância de manter a saúde física de maneira inovadora.

Nesta edição, o tema central do evento foi "Detox Laboral com o intuito de transmitir conhecimento e, ao mesmo tempo, conscientizar sobre a prevenção de acidentes, saúde e segurança no ambiente de trabalho.“O evento serve como um alerta para gente repensar como estamos nos cuidando no nosso local de trabalho, algo muito importante”, comentou Ana Carolina Perroni, coordenadora de Desenvolvimento Humano Institucional (DHI).

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.