Notícias


IMG_3935 Padre Ricardo Carlos em discurso na inauguração da nova unidade de processamento de cana-de-açúcar de Furnas
10/11/2017 10:00:00 - UCDB
Fonte: Gilmar Hernandes

Com certificação de produtos, comunidade de Furnas do Dionísio quer expandir mercados

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

As novas instalações da unidade de processamento de rapadura, açúcar mascavo, melaço e farinha de mandioca da Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio foi inaugurada na quinta-feira (9), em Jaraguari (MS), com a presença do Reitor da UCDB, Padre Ricardo Carlos, do Pró-Reitor de Administração, Ir. Herivelton Breitenbach, do presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro, do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, autoridades e população local. No local vivem 90 famílias quilombolas.

“Agradecemos aos parceiros a confiança depositada na Universidade Católica Dom Bosco no desenvolvimento deste trabalho. Temos a certeza de que por trás dos produtos têm uma história de vida a ser divulgada. O projeto não termina aqui, eles precisam ser acompanhados”, destacou o Reitor da UCDB durante a inauguração.

A Universidade Católica Dom Bosco, por meio do curso de Administração, desenvolveu o plano de negócios e a diversificação de produtos; acadêmicas do curso de Publicidade e Propaganda elaboraram a marca de identificação, tudo sob o gerenciamento da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), que também buscou a certificação e o registro necessário para a comercialização dos produtos nos supermercados.

Agora a unidade de produção de Furnas tem a capacidade para produzir 1,2 mil litros de garapa, o equivalente a 400 quilos de rapaduras por dia. Atualmente, a associação compra a produção de cana-de-açúcar dos produtores e, para incrementar o negócio, também realiza o plantio de cana em uma área própria da associação. “A expectativa com a abertura de mercado é que os moradores de Furnas dobrem a produção”, explica a diretora de inovação da S-Inova, Neila Farias Lopes.  

O presidente da Associação de Pequenos Produtores da Comunidade de Furnas do Dionísio, Adriano dos Santos da Silva, destacou que a parceria UCDB, Energisa e Governo do Estado trouxe muita esperança a comunidade. “Só tenho a agradecer a todos, pois é um sonho da comunidade que está concluído e que agora vamos iniciar uma nova realidade. O projeto beneficiou não só a associação com a unidade de processamento mais moderna, mas também os moradores, pois também levou melhorias para aos alunos da escola e capacitação para a lida na lavoura”, comemorou.

A Energisa investiu R$ 1,2 milhão, investidos para infraestrutura, ampliação e reforma do local, instalação de postes de iluminação com placas fotovoltaicas, novo engenho elétrico para cana, trocou refrigeradores, freezers e lâmpadas antigas por novas, inovou o laboratório de informática da escola, entre outras melhorias. As obras duraram um ano e quatro meses.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), ofereceu capacitação profissional aos produtores da comunidade, com cursos voltados desde o cultivo, passando pela colheita até chegar na produção de produtos. “Precisamos resgatar essa história e também aumentar a renda para essa comunidade. Precisamos colocar os produtos nos mercados, mostrar a qualidade e também fortalecer a rota turística”, reforçou o governador.

Ele aproveitou para anunciar o projeto arquitetônico da farinheira, um novo espaço que será implantado para a produção da farinha de mandioca, um dos produtos feitos pela comunidade.

 




Destaques

  • IMG_4113

    Alunos da Escola Maestro Frederico Liebermann participam do Dia de Campus

    Saiba Mais
  • DSC_0003

    Termina hoje o primeiro Seminário de Educação Física da UCDB

    Saiba Mais
  • _MG_8760

    Cantata de Natal na Paróquia Universitária São João Bosco será no dia 10

    Saiba Mais
  • IMG-20171114-WA0001

    Paratleta integrante do Vida Nova conquista duas medalhas de prata em campeonato brasileiro

    Saiba Mais
  • III Demi - novembro 2017

    Terceira edição do Desafio da Engenharia Mecânica Industrial é realizado em Campo Grande

    Saiba Mais
  • DSC_0018

    Termina hoje o II Simpósio de Tecnologia do Agronegócio

    Saiba Mais
  • DSC_0002

    Encontro indígena na Católica discute mercado de trabalho

    Saiba Mais
  • IMG-20171114-WA0010

    Acadêmicos fazem visitas ao centro da Capital para enriquecer conhecimento

    Saiba Mais
  • DSC_0013

    Revisão da carta geotécnica de Campo Grande é tema de reunião na UCDB

    Saiba Mais





Missão Salesiana de Mato Grosso - Universidade Católica Dom Bosco

“Todos os direitos reservados a UCDB 2012”

Av. Tamandaré, 6000 - Jardim Seminário - Campo Grande/MS
Cep:79117-900 - Telefones: 67 - 3312.3300 / 3312.3800