Clínica-Escola e Nuprajur da UCDB oferecem mais de cinco mil atendimentos gratuitos em Saúde e Direito

15/12/2015 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Atendimentos são gratuitos por acadêmicos supervisionados por professores e também por profissionais do SUS

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Números de atendimento indicam aumento de 8,4% em relação a todo o ano passado

 A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) ofereceu, até novembro de 2015, mais de 5,1 mil atendimentos gratuitos à população sul-mato-grossense, tanto na área de saúde (4.281 pacientes) quanto em direito (852 atendimentos), além de oferecer 1.766 aparelhos auditivos adaptados aos pacientes, o que representa um incremento de 8,4% no volume de atendimentos em relação a todo o ano de 2014, com 4,7 mil atendimentos.

No local, são oferecidos serviços em convênio com o Sistema Único de Saúde nas áreas de saúde auditiva, fisioterapia e terapia ocupacional. Há, também, o atendimento feito em estágios supervisionados, que incluem as áreas de psicologia, fisioterapia, nutrição, atendimento jurídico e de assistência social.

O total de atendimentos feitos pelos profissionais do SUS em 2015 foi de 2.525 (nas áreas de saúde auditiva, fisioterapia e terapia ocupacional). Já o total de atendimentos em estágios supervisionados, tanto da Clínica-Escola da UCDB e do Nuprajur, foi de 2.608 atendimentos (psicologia, fisioterapia, nutrição e direito), totalizando 5.133 atendimentos em 2015, além de 1.766 aparelhos auditivos adaptados gratuitos. Em 2014, foram 4.736 atendimentos (2.725 pacientes pelo estágio supervisionado e 2.011 pacientes pelo Sistema Único de Saúde), além de 1.504 aparelhos auditivos adaptados gratuitamente.

Dona Marli Aparecida dos Santos, mãe do paciente Ricardo Santos da Silva, 23 anos, conta animada a reabilitação do filho feita na Clínica-Escola UCDB, após sofrer acidente de moto, em 2010. Ele ficou quase três meses em coma e o foi desenganado pelos médicos. A mãe conta que mesmo sem conseguir andar, falar e escrever, o filho concluiu o ensino médio em 2013. Ela fala que o tratamento feito na Católica trouxe mais independência para o filho, pois antes precisavam fazer tudo por ele, dar comida e banho, e agora observam evolução em dar os primeiro passos.

Há mais de 10 anos, a Clínica-Escola UCDB, atende casos de saúde auditiva, fisioterapia e terapia ocupacional em parceria com o Ministério da Saúde, via SUS, em média e alta complexidade, em parceria com a Unidade Básica de Saúde da Família do Jardim Seminário.

Além dos serviços prestados pelos graduandos supervisionados por professores, há tratamentos como fisioterapia cardio respiratório, fisioterapia dermato funcional, saúde da mulher, fisioterapia músculo esquelético, fisioterapia neuro funcional adulto e pediátrica, hidrocinesioterapia, neurofuncional, músculo esquelética, avaliação nutricional e orientação nutricional, terapias individuais, psicoterapia em grupo, orientação vocacional, grupoterapia com pessoas quem têm medo de dirigir, grupoterapia com Infratores do trânsito e psicodiagnóstico.

Na área da Saúde Auditiva, a Clínica-Escola UCDB realiza, sem restrição de idade, diagnóstico audiológico, seleção, indicação e adaptação de aparelhos auditivos da mais alta tecnologia, proporcionando ao deficiente auditivo melhor qualidade de vida. Em fisioterapia, os atendimentos são realizados nas áreas traumato-ortopédica e neurofuncional e objetiva, basicamente, a reabilitação, a promoção da qualidade de vida e a reintegração social dos indivíduos.

O setor de Terapia Ocupacional atende a usuários com dificuldades, limitações e necessidades especiais nas áreas física, mental, social e educacional e tem como objetivo desenvolver, recuperar e/ou manter o bom funcionamento de suas atividades de vida diária, escolar, do trabalho e do lazer.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica