CeTeAgro realiza debate sobre “Pantanal: Entre preservação e desenvolvimento”

28/08/2015 - 12:00 - UCDB

Fonte: Edyelk dos Santos

Palestrantes discutem sobre o Pantanal

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O Centro de Pesquisa dos cursos de graduação e de Programas de Pós-graduação (CeTeAgro), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizou ontem (27) o primeiro seminário que fará parte do ciclo, dividido em quatro partes, que acontecerá até novembro. O tema discutido foi “Pantanal: Entre preservação e desenvolvimento”.

O objetivo é abordar temas conflitantes como agricultura familiar, Pantanal, meio ambiente, consumo de água, alimentos não convencionais, agrocombustíveis. O evento é coordenado pela professora Dra. Marney Pascoli Cereda e pelo professor Dr. Olivier Francois Vilpoux.

Para compor a mesa estiveram presentes o palestrante, Dr. Nézio Neri de Andrade Filho que realizou a apresentação ativadora sobre a situação do Pantanal na região do Rio Paraguay-Mirim, Dr. Urbano Gomes Pinto de Abreu, da Embrapa Pantanal, Dr. Arnildo Pott, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o representante da World Wide Fund for Nature (WWF) André Luiz, e o representante da Famasul, Luciano Aguilar Rodrigues Leite.

Durante a abertura, o professor Olivier agradeceu a presença de todos e destacou a importância de se debater diferentes ideias. “As pessoas não estão mais acostumadas a debater, a trocar e ouvir ideias diferentes, por isso nosso objetivo hoje é fazer com que todos tenham o direito de expor sua opinião e assim criarmos uma participação da nossa mesa como também do nosso público”, disse Olivier.

Para o palestrante Nézio Neri de Andrade a palestra foi um momento de reflexão sobre os pontos fundamentais que dizem respeito ao Pantanal. “Hoje minha proposta é que a gente debata sobre as consequências do assoreamento do Rio Taquari, porque o canal desse rio está soterrado causando assim grandes impactos a ele e a quem vive no entorno dessa região”, comentou Nézio.

Dr. Urbano Gomes Pinto de Abreu, da Embrapa Pantanal, comentou sobre a importância da pastagem na região do Pantanal. “Esse assunto é bem delicado e deve ser sim discutido. Nossa esperança é que daqui saiam novas sínteses com posições norteadoras e que serão fundamentais para que todos tenham a oportunidade de manifestação a fim de buscar um bom resultado para os problemas que são conhecidos e até os que não são conhecidos na região pantaneira”, relatou.

Já Dr. Arnildo Pott falou sobre a imagem que as pessoas têm do Pantanal e o que de fato acontece naquela região. “As pessoas imaginam o pantanal como um lugar onde só se vê água e suas riquezas, de fato isso existe, mas a realidade gira em torno de outra situação e que nos faz estar aqui hoje para discutir isso, que é a realidade de secas severas e que prejudicam quem vive naquelas regiões e que sobrevivem do que plantam. Por isso devemos nos atentar para o que realmente acontece e assim criar uma discussão que traga algum resultado positivo para o problema que enfrentamos”.

Após cada um da mesa expor suas ideias foi aberto questionamentos da plateia, já que o foco do evento é levantar questões polemicas e encontrar, em meios aos debates, resultados positivos para os problemas apontados.

Os outros três seminários terão como temas centrais a reforma agrária, cana-de-açúcar e Cerrado.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3913.