Certificado de excelência em gestão é entregue pelo MS Competitivo à UCDB

18/12/2017 - 10:30 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na manhã desta segunda-feira (18), em uma solenidade realizada no auditório do bloco M, no campus Tamandaré, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu o certificado de excelência em gestão, na categoria “Compromisso com a Excelência”. O documento, concedido pelo MS Competitivo, representante da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em Mato Grosso do Sul, foi entregue pelo presidente da Instituição, Edison Araújo, ao Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

A UCDB é a primeira universidade do Brasil a receber a certificação, algo significativo e relevante para impulsionar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Este tipo de gestão corporativa de qualidade que a UCDB traz é um passo para que o Estado venha a crescer e se tornar viável economicamente. É algo importante para modificar não só a Instituição, mas a sociedade como um todo porque haverá qualidade no atendimento, na gestão e na administração econômica e, desta forma, há profissionais altamente qualificados que poderão apresentar grandes projetos”, comentou Edison.

O processo de certificação da UCDB começou em maio deste ano, quando a Universidade apresentou um pré-diagnóstico ao MS Competitivo e formou um núcleo de organização interna para readequar as ferramentas de gestão. À auditoria, realizada após quatro módulos, a Católica apresentou processos mais bem definidos para execução das tarefas, além de um planejamento a curto, médio e longo prazo.

“Submetemo-nos a uma auditoria com padrões internacionais de gestão, pois queremos, de fato, internacionalizar a Universidade. A gente sempre propõe coisas novas e busca cada vez mais fortalecer a equipe por meio de desempenho e performance para que possamos promover sempre projetos mais arrojados. A intenção da UCDB é muito clara, quer se tornar a referência intelectual do MS”, pontuou o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Ir. Gillianno Mazzetto.

Com a certificação, todos os processos de gestão da universidade serão acompanhados para uma melhoria contínua dos serviços. Esse modelo de gestão tem como foco o desenvolvimento humano e a inovação, com indicadores, metas e objetivos claros que facilitam o trabalho de todas as equipes, desde os administrativos até os professores e coordenadores de cursos de graduação, mestrados e doutorados.

O trabalho de melhoria já foi implantado na elaboração da Carta de Navegação 2018-2022 — como é chamado o planejamento estratégico institucional na UCDB. Todos os projetos que constam nesse documento já tiveram como foco a Jornada de Excelência e foi construído com a participação de representantes do Conselho de Reitoria, professores e técnicos administrativos, tendo como base os padrões de excelência da gestão e critérios internacionalmente reconhecidos.

“O processo não termina com essa certificação, mas vem dizer que para se manter uma organização devidamente reconhecida com qualidade, buscando a excelência é preciso continuar trabalhando, por isso estamos abertos, felizes com esse reconhecimento e queremos continuar com esse empenho para que possamos sempre oferecer a comunidade acadêmica e a sociedade o que temos de melhor: a educação”, afirmou Pe. Ricardo Carlos.

 

Veja galeria de fotos.