Celebração marca criação da primeira paróquia universitária salesiana do Brasil

24/05/2017 - 14:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Pe. João Marcos (dir.) renovou votos sacerdotais

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Colaboradores, docentes, pró-reitores, acadêmicos e visitantes prestigiaram nesta quarta-feira (24/5) a celebração eucarística que marcou a criação da primeira paróquia universitária salesiana do Brasil, a Paróquia Universitária São João Bosco, localizada no campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande. A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa e concelebrada pelo novo pároco, o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. João Marcos de Araújo Ramos, pelo chanceler da UCDB, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, pelo Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, pelo diretor executivo da CisBrasil, Pe. José Marinoni, entre outros.

A Igreja São João Bosco foi inaugurada em agosto de 2015 no campus da UCDB, em comemoração ao Bicentenário de Nascimento do patrono Dom Bosco, passando a integrar a Paróquia São Francisco. Quase dois anos depois, essa comunidade dá lugar a primeira Paróquia Universitária Salesiana do Brasil.

“Esse é um momento de festa para a igreja de Campo Grande, pois existem poucas paróquias universitárias no Brasil. Essa Paróquia pretende ser o centro de irradiação do evangelho não só da UCDB, mas dos centros de ensino de Campo Grande, já que está aberta para acadêmicos de outras Instituições”, destacou o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, em sua homilia.

A celebração contou com vários ritos sacramentais de posse ao novo pároco, como o recebimento das chaves da igreja e do sacrário, as vestimentas, o evangeliário, objetos de uso para o Batismo, a estola de confissão, entre outros ritos como a renovação das promessas sacerdotais e o juramento de fidelidade.

O chanceler da UCDB ressaltou ao final da celebração que essa criação é um dia histórico, um momento de muita alegria e gratidão. Já o novo pároco reforçou o compromisso com a mais nova paróquia universitária e ofertou 24 rosas aos pés de Nossa Senhora Auxiliadora pelo seu dia e também pelos 24 anos de criação da UCDB.

As missas são realizadas no local às segundas, terças e sextas às 18h30, às quartas e quintas as celebrações ocorrem em dois horários, às 9h e 20h30; já aos domingos, a Santa Missa é celebrada às 19h15, com entrada gratuita no estacionamento da Instituição. A secretaria paroquial terá atendimento pela equipe de Pastoral na sala do Bloco A da Católica.

 

Para acessar a galeria com as fotos da primeira celebração eucarística na Paróquia Universitária, basta clicar aqui

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna