Biotério da Católica recebe nove jiboias para estudo

27/03/2015 - 13:00 - UCDB

Fonte: Gabriel Bittar

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Chegaram ao Biotério, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), encaminhadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nove jiboias que estão entrando na fase jovem. A maioria dos animais que chegam ao Biotério da Católica vem através de doações de populares ou órgãos credenciados, como Polícia Militar Ambiental (PMA), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Ibama, entre outros, que recolhem e doam esses animais.

Quando chegaram, os animais não possuíam registro de origem nem microchip e o Biotério tomou o procedimento padrão inserindo um microchip de identificação e examinando quanto a vermes e outros fatores. “O trabalho realizado pelo Biotério é diferenciado, pois ocorre desde 1998. Na questão do manejo há uma técnica específica para lidar com os animais”, declara a gestora do Biotério, Me. Paula Helena Santa Rita Ribeiro.

Os próximos passos para inserir as jiboias no plantel da UCDB é que passem pela biometria, carrapaticida, quarentena e uma série de cuidados para que possam conviver no Biotério. “Normalmente se introduz depois da quarentena, porém essas jibóias foram ‘chipadas’ e passarão por exames antes de irem para o convívio”, comenta o estagiário do 8º semestre do curso de Biologia, Leonardo Nascimento.

O Biotério também tem trabalhos na parte sanitária, para a melhoria de vida dos animais e vários projetos voltados para estudos específicos, auxiliando com mestrandos e doutorandos, avaliando a carga parasitária das serpentes em diferentes ambientes e verificando a correlação dos parasitas entre animais silvestres e domésticos.

Por ser a única entidade credenciada no estado para estudos com foco em serpentes, o Biotério é uma referência no Estado e até nacionalmente. A área de estudos direta de animais silvestres é uma que poucas universidades brasileiras podem oferecer. A Católica se destaca na área da formação profissional, passando pela criação dos animais, até a área da bioprospecção que é, por exemplo, retirar o que pode ser útil do veneno das serpentes.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (67) 3312-3688.