Avaliação da saúde emocional dos servidores é feita por grupo de Psicologia da UCDB em ação da PRF

04/09/2017 - 8:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Entre os dias 13 e 15 de setembro, no Parque Olímpico da Vila Nasser, em Campo Grande, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participará da "Patrulha da saúde", promovida pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul.

No local será realizada segunda etapa do Teste de Aptidão Física (TAF) — procedimento obrigatório pelo qual cada policial rodoviário federal deve ser submetido uma vez ao ano. Além disso, acadêmicos do 9° e 10° semestres de Psicologia junto com mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação da área vão realizar avaliação da saúde emocional dos servidores com o intuito de identificar o nível de estresse. 

Essa é a primeira vez que o TAF incluiu o procedimento que identifica como está a saúde emocional dos policiais, graças a um projeto firmado entre a UCDB e a PRF há um ano, que possibilita o acompanhamento psicológico do servidor. Nos dias 29 e 30 de agosto, durante a etapa número um do TAF, a aceitação dos profissionais foi positiva. Ao todo, 37 policiais passaram por avaliação, o que corresponde a mais de 10% do efetivo de Campo Grande.

Segundo a professora Dra. Liliana Guimarães, que coordena o projeto na UCDB de assistência e promoção a saúde mental dos policiais, avaliação é um trabalho de prevenção. “Foi disponibilizado um questionário para que o servidor preenchesse e, de acordo, com as respostas foram dadas pontuações que indicavam o nível de estresse de cada um. Nos casos mais graves, o profissional é orientado a procurar o plantão psicológico realizado na própria sede da PRF por um acadêmico da UCDB ou o ambulatório localizado na Clínica-Escola da Católica para que possa ser acompanhado e melhorar”, esclareceu a docente.

A participação da UCDB durante a Patrulha da Saúde também vai permitir a realização de uma pesquisa quantitativa, de acordo com a professora Liliana: “Vamos registrar os dados colhidos para identificar quanto desse contingente tem sido afetado pelo estresse e então apresentar à PRF para que juntos possamos dar continuidade ao trabalho de assistência”.