Atividades em Meruri são encerradas com oficinas

21/10/2014 - 11:00 - UCDB

Fonte: Andressa Rodrigues - Pastoral UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

De 11 a 18 de outubro, aconteceu a “Operação Meruri” na Aldeia Meruri, em General Carneiro (MT), com a participação de oito estudantes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), dois professores e um representante da Pastoral.

Os acadêmicos desenvolveram diversas atividades com o objetivo de promover a mobilização social e valorização cultural, por meio de ações socioeducativas. Nos dois últimos dias no local, foram promovidas oficinas com os professores da Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus para encerrar as atividades.

A equipe foi dividida em três linhas de ação. Para entrosamento e descontração dos participantes, a quinta-feira começou com dinâmicas realizadas pelas acadêmicas de Serviço Social e de Psicologia, em que deram ênfase ao trabalho em grupo e a confiança. Os acadêmicos de Agronomia, com a supervisão do professor Leandro Skowronski, explicaram aos participantes, na teoria e na prática, a forma correta para se fazer horta e plantações diversas.

“Mais do que crescimento acadêmico tivemos a oportunidade de ter crescimento pessoal, a aceitação dos professores em nos ouvir e a confiança em nos perguntar suas dúvidas foi gratificante”, afirmou o acadêmico do 6º semestre de Agronomia, Johnny Cardozo.

Na área da Saúde, dois acadêmicos de Enfermagem abordaram com vídeos e cartazes o tema higiene básica, como lavagem das mãos e higiene bucal, além da separação e destinação correta do lixo. “O objetivo da oficina foi orientar os professores da escola sobre como trabalhar a higiene pessoal com as crianças de forma que isso chame a atenção delas. O resultado superou nossas expectativas tanto na participação do professores, quanto no reconhecimento por parte dos demais integrantes da equipe”, comentou o acadêmico do 6º semestre de Enfermagem, Sérgio Souza de Carvalho.

Para o Pró-reitor de Pastoral, Ir. Gillianno Mazzetto, o projeto é como uma forma de partilhar experiências. “Vivenciar significa colocar a vida em revista para transformá-la em doação, de tal modo que com o nosso trabalho e o nosso testemunho as pessoas aprendam que a vida é muito mais do que fazer coisas; é um contínuo e empenhativo testemunho de si em favor de um outro que vem ao nosso encontro, como palavra sagrada e amiga e que pede a nossa atenção”, ressaltou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3313-3324.