Artigo sobre tecnologia desenvolvida na UCDB será publicado em revista inglesa

26/02/2015 - 15:00 - UCDB

Fonte: Jakson Pereira

Revista Nanoscale é editada pela Royal Chemical Society

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Professores do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia, da Universidade Católica Dom Bosco, tiveram um artigo aceito pela revista inglesa Nanoscale (IF 6.7), uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo veiculada a Royal Chemical Society. Os pesquisadores Octávio L. Franco, Ludovico Migliolo e Nuno Santos, em parceria com outras instituições, são os autores do trabalho.

O artigo é sobre o desenvolvimento de uma nova “nanofibra” com potencial antifúngico para desenvolvimento de proteção contra infecção cutânea para feridos e queimados.

“A parte teórica e pratica in vitro foi totalmente desenvolvida, tanto que o artigo foi para revista, pediram uma revisão e mandamos o novo sendo este aceito. O próximo passo é fazer os testes desta fibra antibiótica em animais. Difícil falar de prazo, mas acredito que em até um ano teremos mais boas notícias”, comentou o professor Octávio.

De acordo com o professores, poucos pesquisadores brasileiros conseguem emplacar artigos na Nanoscale. “Na verdade eu nem acreditava que passaria dado as criticas iniciais, pois é muito concorrida. Ano passado apenas cerca de cinco trabalhos do País foram aceitos pela revista”, avaliou.

A pesquisa tem a UCDB como base, mas contou com diversos parceiros, como Universidade de Havana (Cuba), Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade de Boston (Estados Unidos), Universidade Federal de Pernambuco, UCB e Embrapa de Brasília.