Alunos do Programa de Iniciação Científica Júnior conhecem professores orientadores da UCDB

22/03/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Estudantes do programa tiveram o primeiro contato com os orientadores dos projetos de pesquisa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco que integram o Programa de Iniciação Científica Júnior foram recepcionados, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pelos professores orientadores na tarde desta quarta-feira (21). Essa foi a primeira reunião com o grupo no campus Tamandaré e, na data, foram passadas orientações e também houve um momento de integração.

“A reunião é importante para os alunos conhecerem os docentes com quem irão trabalhar e a estrutura da UCDB, já que é aqui que eles irão reunir-se toda quarta-feira para a execução dos projetos. Com esse trabalho pretendemos inserir os estudantes mais cedo na área da pesquisa e, ao mesmo tempo, criar pessoas com características críticas que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, pontuou a coordenadora do Programa de Iniciação Científica (Pibic), Carina Elisei.

Participaram da reunião, ao todo, 45 alunos que integram o 9º ano do ensino fundamental e o 2º e 3º ano do ensino médio. De acordo com a preferência de cada estudante, o grupo foi dividido entre 16 projetos de pesquisa que englobam cinco grandes áreas do conhecimento: ciências biológicas e de saúde, ciências agrárias, ciências exatas e da terra, ciências humanas e ciências sociais, jurídicas e aplicadas.

Dentre os projetos, três deles estão sob a supervisão do professor Dr. Heitor Miraglia. Para ele esse contato com os alunos de ensino fundamental e médio é novidade e deve render bons frutos: “Por ser a primeira vez à trabalhar com esse público mais jovem, estou ansioso. Espero que eles aproveitem bastante e encaro esse momento como uma troca de experiências, acredito que todos saem ganhando: tanto nós, quanto os alunos”.

Além dos professores, os estudantes também chegaram na UCDB com boas expectativas. Os alunos do 2º ano do ensino médio Giulianne Ramires Oshiro e Vinícius Moreira Martins, ambos de 16 anos, escolheram projetos diferentes, ela apostou no tema “Empresas, direitos humanos e novas tecnologias” e ele escolheu a área da saúde com uma pesquisa que irá avaliar o efeito da erva mate no processo de cicatrização e neovascularização em camundongos, contudo os dois acreditam que esse contato com a Universidade, agora, irá trazer coisas boas para o futuro.

“É algo diferente, ainda mais para nós que estamos no ensino médio, mas tenho certeza que isso vai influenciar de maneira positiva, pois quando chegarmos na Universidade já iremos ter o conhecimento de como funciona um projeto de pesquisa e esse pode ser o nosso diferencial”, comentou Vinícius.

Segundo Giulianne, espera-se muitas vivências a partir da execução do projeto: “Tenho certeza que será uma experiência que vai permitir ir além, fazer a gente aprender mais tanto sobre a realidade, quanto a respeito da área de conhecimento que pretendemos cursar no futuro”.

Entre os alunos do 9º ano do ensino fundamental que inscreveram-se para participar do programa, está Isabelly Costa Cardoso, de 13 anos. Integrante do projeto “Investigação de Salmonella spp. e Escherichia coli produtora de Shigatoxina (STEC) em queijos coalhos da Paraíba”, ela contou que está muito empolgada com a pesquisa.

“Sempre gostei muito de biologia e quando vi uma oportunidade tão legal de estudar bactérias capazes de causar doenças tão pertinentes, logo me inscrevi. Para mim esse contato com a Universidade será uma oportunidade de conhecer mais esse meio para que quando eu chegue aqui, a transição do colégio para cá seja mais fácil”, explicou Isabelly.

Acompanhamento escolar

Além do suporte oferecido pela UCDB, os estudantes inscritos no Programa de Iniciação Científica Júnior também receberão apoio no Colégio Salesiano Dom Bosco por meio da orientadora, Dayana Siqueira Alves.  Ela explica que os alunos que integram o programa foram destaques do colégio em 2017, o grupo foi selecionado com base na assiduidade e desempenho escolar e, para que desenvolvam um excelente trabalho, serão acompanhados semanalmente.

“Serão quatro horas de orientação no Colégio e outras quatro horas aqui na Universidade, que serão cumpridas na quarta-feira. Eu irei acompanha-los em tudo, até mesmo nos laboratórios, para ajuda-los a confeccionar o relatório com base no projeto de pesquisa”, esclareceu Dayane.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna