Adaptação de mulheres dekasseguis é pesquisada por mestranda em Psicologia

21/11/2014 - 13:00 - UCDB

Fonte: Nilce Lemos

Mestranda Francisca Bezerra de Souza

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Ontem (20), o Mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveu a banca de defesa de dissertação da mestranda Francisca Bezerra de Souza. O tema pesquisado foi “A face feminina da migração de retorno de dekasseguis: Processo de adaptação e suas problemáticas”.

Fizeram parte da banca a orientadora, Dra. Luciane Pinho de Almeida, e os examinadores Dr. Carlos Roberto de Castro e Silva (Universidade Federal de São Paulo – Baixada Santista - UNIFESP-BS), Dra. Anita Guazzelli Bernardes (UCDB) e Dr Márcio Luís Costa (UCDB).

Segundo Francisca, o tema foi escolhido por ser uma questão presente na vida da própria mestranda, que veio do Nordeste para MS ainda criança, fugindo da seca. Ela contou que foi curioso perceber que sua história de vida tem um pouco da abordagem da pesquisa. Além desse fato, ela comentou: “O tema é novo e pouco pesquisado, por isso, foi desafiador”, contou.

A pesquisa procura entender como as mulheres dekasseguis têm dificuldades e estranhamento em se adaptar novamente ao lugar de origem após retornarem.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (067) 3312-3605.