Acolhida dos professores: palestra sobre processos pedagógicos e o exercício da docência abre período de formação

26/01/2018 - 6:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na noite desta quinta-feira (25), o anfiteatro do bloco A foi palco para a Acolhida Docente. Os professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) reuniram-se para mais um momento de aperfeiçoamento e preparação para o início do ano letivo.

A equipe foi recebida com a apresentação cultural do grupo Aves Pantaneiras e, em seguida, o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. João Marcos de Araújo Ramos, fez uma oração para a abertura do evento.
Como de costume, Pe. Ricardo Carlos, Reitor da UCDB, deu boas-vindas aos professores e falou sobre a importância de fortalecer os alicerces que sustentam a Instituição: ensino, pesquisa, extensão e, principalmente, a pastoral.

"A pastoral é o jeitão salesiano de executarmos nossas atividades, de acolher, de estarmos próximos dos acadêmicos e darmos a eles uma atenção especial. Essa nossa maneira de educar é o que nos difere das outras instituições de ensino superior e ela precisa estar inserida nos processos pedagógicos, para atingir isso precisamos do envolvimento de todos", pontuou o Reitor.

Durante o pronunciamento, Pe. Ricardo apresentou aos docentes o novo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, que irá gerir a pasta a partir deste ano até 2021. A solenidade de posse foi realizada no local.

"Quero agradecer o Pe. Ricardo pela confiança. Assumo hoje o compromisso com a comunidade acadêmica de promover e fomentar a produção de conhecimento científico e tecnológico, mantendo a relação da pesquisa com a extensão, o ensino e a pastoral, conto com o apoio de vocês para conquistarmos isso", discursou o novo Pró-Reitor.

Na Acolhida, outros dois Pró-Reitores também conversaram com os docentes. Ir. Gillianno Mazzetto, responsável pela pasta de Desenvolvimento Institucional apresentou a Carta de Navegação, desenvolvida em 2017, que irá guiar os passos da Universidade a partir deste ano até 2022 e expôs detalhes em relação a Acolhida dos acadêmicos prevista para o dia 31. Já a professora Dra. Rúbia Renata Marques, que assumiu esse mês a Pró-Reitoria de Graduação, abordou o programa de trabalho que será desenvolvido este ano.

Como tema principal da noite, os professores aprenderam mais sobre “Processos pedagógicos no exercício da docência”. A palestra foi ministrada pelo docente da Universidade Católica de Brasília (UCB), pós-doutor em Educação e autor de sete livros sobre o tema, Luiz Síveres. 

Ao expor o conteúdo para o corpo docente, Luiz apresentou o cenário em que a humanidade encontra-se e o papel da educação nesse contexto. Na opinião dele, um dos principais desafios é equilibrar o ensino com a aprendizagem e fazer com que a presença do professor em sala de aula seja efetiva. “Temos que trabalhar o que é permanente, ou seja, os valores. Enxergo a educação com duas vertentes: o que vem de dentro pra fora, o conhecimento, a luz que transmitimos, mas também o carinho e o cuidado com o aluno que está em processo de formação", esclareceu.

Formação Docente

A Acolhida foi a primeira atividade voltada para o corpo docente da UCDB, a programação ainda prevê outros três dias de formação que terá como tema principal “Saber promover o desenvolvimento humano e profissional do estudante”.

Hoje (26), das 8h às 11h30, e no período noturno, das 19h às 22h30, serão realizadas na salas de aula do bloco A e também no Labinf 3, oito opções de oficinas: “Subsídios didático-pedagógicos e salesianidade” (obrigatória para professores iniciantes na UCDB); “Educação Especial: elaboração de um plano de ensino individualizado”; “Professor e aluno em inter-ação adulta”; “Metodologias Ativas para o processo de ensino e de aprendizagem”; “Avaliação da aprendizagem: aspectos pedagógicos e instrumentais”; “Google apps para educação”; “Educação a Distância e aspectos didático-pedagógicos” e “Corpo, Voz e Movimento: o docente em sala de aula”.

No período da tarde, das 13h30 às 17h,  estão previstas outras duas opções de capacitação. No Laboratório de Comunicação (Labcom), a oficina voltada para docentes da UCDB Virtual vai ensinar “Técnicas e posturas para videoaulas”. O outro minicurso é aberto para todos os professores interessados e será em uma das salas de aula do bloco A, o tema abordado é “Aspectos legais do uso de animais para ensino e pesquisa”.

Já na segunda-feira (29), serão promovidas duas mesas-redondas de manhã, das 8h às 11h30, e a noite, das 19h às 22h30.  No auditório do bloco A será abordado o tema “Vivendo Dom Bosco em sala de aula” e no auditório do bloco B, o assunto trabalhado é “Bem-estar e mal-estar no trabalho docente e acadêmico”.

Por fim, na terça-feira (30), os docentes irão reunir-se em grupos, de acordo com o curso em que lecionam, nas próprias salas de aula. Na data, os coordenadores irão expor práticas pedagógicas bem sucedidas utilizadas em anos anteriores como forma de inspirar os professores e desenvolver novas estratégias de ensino.

Notícias


05/04/2024 - 08:28 - Esporte

Serc UCDB vence Leoas da Serra e garante vaga antecipada na semifinal na Supercopa

Nesta sexta-feira (5), ainda na primeira fase, a equipe da Católica enfrenta Stein


04/04/2024 - 09:15 - Esporte

Serc UCDB joga hoje contra Leoas da Serra na Supercopa

Campeonato está valendo vaga na Libertadores de Futsal Feminino