Acadêmicos selecionados pelo Programa Ibero-Americano participam de reunião pré-viagem

22/12/2016 - 9:00 - UCDB

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) reuniu, na segunda semana deste mês, os dez acadêmicos da Instituição que foram contemplados pelo Banco Santander para participar do programa de bolsas Ibero-Americanos.

Programa permite que os acadêmicos estudem no exterior e financia seis meses de permanência em uma Universidade da America Latina ou da Europa. Oito dos dez alunos ganhadores das bolsas embarcam para Portugal e vão estudar nas Universidades de Aveiro e do Porto. Os outros dois vão para Guadalajara no México.

Os acadêmicos selecionados fazem graduação em diferentes áreas do conhecimento como Agronomia, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia, Engenharia Mecânica, Design, Enfermagem, Arquitetura e Engenharia Civil. “Vou para Universidade de Aveiro em Portugal, e estou muito ansiosa, tenho certeza que vai ser uma experiência incrível. Escolhi com cuidado onde vou estudar, e sei que lá tem um ótimo programa de estágio, o que vai ser muito bom pra pegar experiência”, contou Rafaela Fusquine de 20 anos, acadêmica do 6º semestre de Enfermagem.

Grupo selecionado pelo programa viaja para as universidades escolhidas na primeira quinzena de janeiro  de 2017 e foi para ajudar os acadêmicos a se prepararem para essa nova experiência que a reunião foi feita. Cleonice Alexandre Le Bourlegat, chefe do setor convidou para participar do encontro não só os alunos, mas também representantes do Banco Santander, que os ajudou a entender como lidar com a parte financeira no exterior.

Além de colaboradores do banco, estiveram presentes acadêmicos que já estudaram para fora do país. Eles falaram sobre a experiência adquirida e esclareceram possíveis dúvidas. Deram conselhos em relação ao que levar na viagem, o que fazer em situações de dificuldades e também como lidar com a saudade de casa. 

Universitários da UCDB também tem acesso a outros programas de intercâmbio como: ‘To Espanha’, ‘Top China’, ‘Erasmus Mundus’, ‘Doutorado Sanduíche no Exterior’, dentre outros. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo número (67) 3312-1614.