Acadêmicos do Projeto Baja Sae montam veículos Off Road

30/09/2015 - 17:00 - UCDB

Fonte: Maria Mariana Ostemberg

Alunos montam veículos off road

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O Projeto Baja Sae, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), coordenado pelo professor Dr. Fernando Montanare Barbosa, foi implantado em julho deste ano na Católica. Acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Controle e Automação que participam do projeto têm o desafio de construir veículos Off Road para a competição entre universidades promovida pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (Sae).

O primeiro veículo estará finalizado em cerca de 6 a 7 meses. Segundo o professor Fernando, o processo de construção de um veículo deste porte envolve um projeto teórico, cálculos de todas as partes do carro, dimensões do veículo, peças, algumas compradas outras fabricadas por eles mesmos, tudo realizado pelos alunos sob a surpevisão do professor.

O projeto conta com nove acadêmicos que são divididos em equipes de freios, gaiola, suspensão, transmissão e área de marketing. Para Fernando o valor do projeto para os alunos é experiência na área da Automação, “A participação do acadêmico em um projeto que abrange a área de pesquisa em Engenharia Automotiva é importante para que adquiram experiências para o mercado de trabalho e assim possam ser inseridos dentro de uma empresa”, disse o coordenador.

Marco Antônio da Cunha Dutra, acadêmico do 8º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automoção ressalta a experiência que tem adquirido com o Baja. “Nós colocamos em prática o que aprendemos em sala de aula, aprendemos mais e nos preparamos para o mercado de trabalho. Adquirimos experiências com materiais, conceitos de engenharia e física e, com isso, podemos sair da Universidade como um profissional completo”.

As reuniões são realizadas todas as quartas-feiras, às 18h, e são abertas aos acadêmicos de todas as graduações que podem atuar como voluntários. Para participar basta entrar em contato com o professor Fernando Montanare, no Bloco C.

Para mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3518.