Acadêmicos da UCDB participam de evento em Jataí

22/09/2014 - 9:00 - UCDB

Fonte: Thainá Camargo, com informações do Neppi

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Acadêmicos bolsistas e pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas, da Universidade Católica Dom Bosco (NEPPI/UCDB), participam do IV Congresso Internacional de História, que acontece entre os dias 23 e 25, na cidade de Jataí.

De acordo com a programação, na quarta-feira, será apresentado o trabalho intitulado “Os Kaiowá e Guarani como mão de obra nos ervais da companhia Matte Laranjeira”, produzido por uma acadêmica de História, juntamente com a professora e pesquisadora do NEPPI, Me. Eva Ferreira. A apresentação acontece durante o simpósio temático “Territórios e territorialidades indígenas: imagens que emergem dos acervos etnográficos”.

A professora Me. Lenir Ximenes apresentará o tema “As lideranças Terena nas retomadas de terra”, que investiga a fala das lideranças indígenas Terena em torno da reivindicação de seus territórios tradicionais, com base nas discussões realizadas na disciplina de “Relações interétnicas e territorialidade entre sociedades indígenas”, desenvolvido no programa de pós-graduação em História da UFGD.

Outros dois acadêmicos de História da UCDB irão apresentar o trabalho na categoria de pôster: “Os indígenas na imprensa de Mato Grosso do Sul”, com o objetivo de questionar as representações dos povos indígenas nos jornais do Estado. Outra parte do trabalho que será apresentado é sobre:"Territorialidade: Contribuições para a formação de uma educação entre os Kaiowá e Guarani", com o objetivo de mostrar o vínculo entre território e educação na concepção indígena para avaliar um meio de valorizar a identidade e recuperação do território dos Kaiowá e Guarani incluso em Mato Grosso do Sul.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3590.