Acadêmicos da UCDB aderem campanha ambiental e levam mudas de árvores

09/03/2017 - 13:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Acadêmicos aderiram a campanha ambiental da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)  levando, ao final das aulas desta quinta-feira (9), centenas de mudas de árvores, como a Triplaris americana (popularmente conhecida como Pau-formiga), Bauhinia forficata (chamada de pata-de-vaca), Sterculia striata (chichá) e ipê. A ação é uma parceria com a Águas Guariroba e antecipa o Dia Internacional das Florestas (21/3).

“Vivemos no mundo que se fala bastante em sustentabilidade, por isso, é importante a gente fazer a nossa parte e levar mudas para garantirmos a qualidade de vida e também pensar no futuro”, destacou o acadêmico do 1º semestre de Direito, Marcus Vinícius da Silva, que levou dois exemplares para a avó plantar em casa.

Quem também não perdeu a oportunidade de presentear a avó foi a estudante do 3º semestre de Medicina Veterinária, Júlia Mascarello. “Minha avó gosta e tem muitas plantas na fazenda”. Já o seminarista Giovani do Carmo Junior, acadêmico do 5º semestre de Filosofia, levou dois exemplares para plantar pensando tanto na estética que uma árvore proporciona ao local, quanto ao compromisso social.

Andreza de Almeida, aluna do 1º semestre de Direito, buscou informações sobre as espécies que estavam sendo doadas e decidiu levar a pata-de-vaca para plantar no quintal da casa dela. “O mundo precisa de atitudes como essa, devido ao desmatamento. Estou fazendo a minha parte”.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Luciana Mendes Valério, ressalta a importância das florestas como fonte de biodiversidade, absorção de dióxido de carbono, proteção do solo e dos corpos hídricos, bem como o elevado potencial  biotecnológico das espécies que ocupam esses ambientes. “Dessa forma, ações como essa parceria busca atingir a comunidade como um todo, nos fazendo repensar nosso papel como cidadão comprometido com o ambiente e com a gerações futuras”, avaliou.

O Dia Internacional das Florestas (21/03) foi criado em 1971, mas aprovado em 2012 pelas Organizações das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância dos ecossistemas florestais.

Segundo as Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as bacias hidrográficas e as zonas úmidas florestadas fornecem 75% da água doce acessível do mundo e que a mudança climática está alterando o papel das florestas na regulação dos fluxos de água e influenciando a disponibilidade de recursos hídricos. A distribuição das mudas de árvores aos acadêmicos também continua hoje (9) no período noturno.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna