Abertura do III Simpósio Brasileiro de Wetlands Construídos é realizada nesta manhã

24/05/2017 - 7:00 - UCDB

Fonte: Bianka Macário

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Solenidade de abertura da terceira edição do Simpósio Brasileiro de Wetlands Construídos será realizada hoje (24), às 9h, no anfiteatro do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Evento promove a troca de conhecimento sobre wetlands — bacias alagadas compostas por plantas que formam um sistema de tratamento de água.

Esta edição do simpósio segue até sexta-feira (26) e a proposta é discutir a respeito do desenvolvimento das bacias alagadas para aumentar os benefícios trazidos ao meio ambiente como a prevenção de inundações, controle do volume dos rios e purificação das águas. Participam do congresso não só acadêmicos de Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB, mas também representantes de Ongs, profissionais liberais e de empresas ligadas à área.

Apesar de a abertura estar prevista para esta manhã, as atividades do simpósio começaram nesta terça-feira (23), quando foram oferecidos quatro minicursos: “Microbiologia aplicada para wetlands construídos”, ministrado pela professora da UCDB Dra. Alinne Pereira de Castro; “Plantas utilizadas, cuidados e aspectos agronômicos em wetlands construídos”, aplicado pelo professor da Católica Dr. Denilson de Oliveira Guilherme; “Computacional Fluid Dynamics (CFD) no comportamento hidrodinâmico de wetlands construídos”, com o professor Dr. Johannes Gerson Janzen; e “Método lógico para redação científica”, com o professor Dr. Teodorico Alves Sobrinho. Duas palestras, mesas-redondas, apresentações orais de pesquisas e visitas técnicas também vão ser promovidas durante o evento, além dos minicursos.

As outras duas edições do simpósio foram realizadas em 2013 e 2015. Na primeira, sediada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi abordado o tratamento de águas residuais; e a segunda, realizada na  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) promoveu o debate sobre experiências de melhora com os wetlands nas condições ambientais.

Programação

No dia 24 maio, o professor Dr. Carlos A. Aria traz o tema “Aspectos gerais, experiências internacionais (Europa, China e Índia), normatização de sistemas tipo wetlands construídos empregados no tratamento de águas residuais”. Já no dia 25 de maio, a palestra será por conta do professor Dr. Marcos Von Sperling e abordará o “Sistema francês de wetlands construídos (experiência nacional)”.

Na mesma data das palestras, serão realizadas mesas-redondas. Uma delas será composta pela professora Dra. Paula Loreiro Paulo e abordará o tema “Aplicação de wetlands construídos no saneamento focado em recursos”. Já os professores Dr. Pablo Heleno Sezerino e Dr. Teodorico Alves Sobrinho falarão sobre “Experiências Nacionais, critérios e parâmetros de projetos aplicados aos wetlands construídos”. Por fim, no dia 25 de maio, a mesa será composta pela professora Dra. Maria Elisa Magri que vai expor o tema “Análise de risco e microbiologia aplicada aos wetlands construídos”.

Já no último dia de evento, 26 de maio, duas visitas técnicas serão promovidas: “Residência com wetland horizontal tratando água cinza clara” e “Pós-Tratamento de UASB (ETE Los Angeles- esgoto e lixiviado de aterro)”. Mais informações podem ser obtidas por meio do site do evento, basta clicar aqui, ou então pelo telefone (67) 3312-3425.