Abertura da Semana Teológica foi transmitida pela internet para acadêmicos de todo Brasil

12/09/2017 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei e Gabrielly Gonzalez

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Acadêmicos de Teologia da UCDB Virtual e também do Instituto Teológico João Paulo II (Iteo) acompanharam tanto presencialmente, quanto pela transmissão ao vivo feita pela internet, a abertura da Semana Teológica realizada na noite desta segunda-feira (11), no anfiteatro do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).  Mesmo a distância, os alunos puderam mais do que assistir a palestra prevista e interagir por meio de perguntas.

Primeira noite de evento foi aberta pelo Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos. Durante o pronunciamento, ele falou sobre a importância do tema proposto pela Semana Teológica “O Cuidado com a Casa Comum: Por uma Consciência Ecológica Integral”. “Acolhemos a cada um com alegria para falarmos sobre esse assunto bem intrigante para todos nós. A teologia precisa continuar dialogando com outras áreas do conhecimento, aproximar-se delas para debater, e as portas da UCDB estão abertas para isso”, pontuou.

Arcebispo metropolitano de Campo Grande Dom Dimas Lara Barbosa também esteve presente e frisou a relevância do tema proposto para a área: “A teologia tem fundamentos já sedimentados que fazem parte do cenário da fé, porém existem outros caminhos, um deles é o desafio de pensar teologicamente outros assuntos. Papa Francisco tem proposto isso: discutir com outras pessoas que possuem crenças diferentes, de que maneira os cristãos podem e devem colaborar sobre a ‘casa comum’, o nosso planeta, e um dos objetivos importantes dessa semana é buscar raízes no que a igreja já pensou sobre o tema, mas também entrar no âmbito especulativo, em outras áreas, como a filosofia”.

Além do Pe. Ricardo e de Dom Dimas, estiveram na mesa o diretor do Iteo, Pe. José Adriano Stevanelli; coordenador do curso de Teologia da UCDB Virtual, Pe. Wilson Cardoso de Sá; e a coordenadora da UCDB Virtual, Blanca Martins.

Na mesma noite, o pedagogo, especialista em gestão e doutor em Teologia, Ir. Afonso Murad ministrou a palestra “Temática Ecológica em perspectiva Teológica”. O especialista destacou que a humanidade caminha para a consciência de que todos são filhos da Terra e, logo, responsáveis pelo futuro da “casa comum”. Além disso, pontuou que há uma única e complexa crise socioambiental: “A abordagem integral tem que ser simultânea, para combatermos a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e cuidar da natureza”, finalizou o Ir. Afonso.

Semana Teológica

A Semana Teológica segue até sexta-feira (15) e traz mais três palestras e uma mesa-redonda. Todos os dias, o evento será realizado a partir das 19h30, no anfiteatro do bloco A da UCDB. (Confira abaixo a palestra prevista para esta terça-feira (12) e a programação completa até o fim da semana).

Programação:

12/09

Palestra: A Interação entre o Desenvolvimento e a Sustentabilidade: Os Desafios de uma Consciência Ambiental

Ministrante: Juliana Mendonça Casadei - Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS).

13/09

Palestra: A Questão Ecológica na Doutrina Social da Igreja

Ministrante:  Frei Nilo Agostini - Doutor em Teologia, professor, pesquisador, escritor e conferencista na área da Ética Cristã ou Teologia Moral.

14/09

Palestra: O Cuidado com a Casa Comum: Horizontes da Laudato Si

Ministrante: Frei Nilo Agostini

15/09

Mesa de debate: Por uma Ética Ecológica na Vida Cotidiana

Mediador: Luiz Gustavo - Seminarista da Arquidiocese de Campo Grande/MS, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), é acadêmico do 4° ano de Teologia do Instituto Teológico João Paulo II (ITEO).