Notícias


17/05/2017 17:00:00 - UCDB
Fonte: Ellen Prudente

7ª edição do Programa de Bolsas Ibero-Americanas está com inscrições abertas

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Programa de Bolsas Ibero-Americanas — parceria entre Banco Santander, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e diversas outras universidades, que promove o intercâmbio anual de estudantes de graduação entre instituições de ensino superior de 10 países da região Ibero-América. Interessados podem se inscrever até o dia 9 de junho por meio do site do Banco Santander.

Programa foi lançado em 2011 e tem como objetivo principal contribuir para incrementar a qualidade da formação dos alunos. A UCDB participa da ação desde 2012, já enviou 45 acadêmicos para estudarem em universidades internacionais renomadas e, no momento, há dez universitários da Instituição distribuídos nas universidades de Aveiro e Porto em Portugal e na universidade de Guadalajara no México. Além destes países, o Programa abrange também Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, Porto Rico e Uruguai.

Católica oferece, neste ano, cinco bolsas para acadêmicos de graduação presencial. Os selecionados terão a oportunidade de estudar durante um semestre na universidade que escolher entre os países participantes. A bolsa do Programa é de aproximadamente 3 mil euros por aluno e pode ser usada como um auxílio para cobrir despesas como acomodação, transporte e alimentação. Toda verba disponibilizada dele ser usufruída pelo acadêmico dentro do período do intercâmbio.

Seleção de acadêmicos

Para participar da seleção o acadêmico da UCDB deve ser brasileiro nato ou naturalizado, morar no Brasil, ser maior de 18 anos, ter baixa condição econômica social e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Santander. Deve também estar devidamente matriculado na graduação presencial, além disso, é exigido que o candidato esteja, no mínimo, no 2º semestre e, no máximo, no antepenúltimo semestre do curso. É preciso ter conhecimento básico ou intermediário da língua espanhola e ter uma conta ativa no Santander por no mínimo 89 dias.

A seleção dos bolsistas está sob responsabilidade da Assessoria de Relações Internacionais da Católica , será avaliado o conhecimento que o candidato possui em relação à graduação que está cursando, noções de espanhol e o atendimento ao edital que pode ser conferido por meio do site da UCDB, basta clicar aqui.

Etapas

Na primeira etapa será analisado o desempenho acadêmico do candidato com base nas médias semestrais. Os selecionados para a segunda etapa do processo seletivo serão informados por meio de telefonemas e e-mails, além da divulgação no site da UCDB.

Após a divulgação será realizada uma entrevista com cada um dos aprovados na primeira etapa. Atividades extracurriculares em que participou, domínio do idioma, perfil pessoal e motivação são pontos que serão avaliados. Candidatos deverão apresentar durante a entrevista os comprovantes originais de atividades extracurriculares, atividades de extensão, projetos científicos, publicações, estágios entre outros certificados, além de uma carta de ciência escrita pelo coordenador do curso e uma carta de motivação de 15 linhas escrita pelo próprio candidato, na qual informa a importância da participação do Programa. Após as entrevistas a lista de aprovados será divulgada no site. 

 




Destaques

  • IMG_2425

    Mostra de Profissões proporciona contato de futuros alunos com professores da graduação e pós-graduação

    Saiba Mais
  • Estudantes conheceram os laboratórios de solo da UCDB

    Dia de Campus apresenta a UCDB aos estudantes do Colégio Atenas

    Saiba Mais
  • DSC_0028

    Programas em Desenvolvimento Local e em Educação da UCDB recebem nota 5 da Capes

    Saiba Mais
  • Divulgação

    IV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária inicia-se na próxima segunda-feira

    Saiba Mais
  • IMG_1220

    Medeia será apresentada hoje no encerramento da Semana de Arte da UFMS

    Saiba Mais
  • Projetos apresentados no Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

    Projetos de extensão da UCDB apresentam atividades em evento pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

    Saiba Mais
  • Dr. Gonzalo Soto Posada, professor da Universidad Pontificia Bolivariana (UPB), de Medelin (Colômbia)

    A volta da direita no cenário político mundial é tema de debate promovido pela Semana Filosófica

    Saiba Mais
  • Trabalhos sã apresentados nas salas de aula do bloco B do campus Tamandaré

    Pesquisas e estudos são apresentados por acadêmicos durante a 34ª Semana Filosófica

    Saiba Mais
  • Divulgação

    Inscrições para a XII Jornada de Nutrição já estão abertas

    Saiba Mais





Missão Salesiana de Mato Grosso - Universidade Católica Dom Bosco

“Todos os direitos reservados a UCDB 2012”

Av. Tamandaré, 6000 - Jardim Seminário - Campo Grande/MS
Cep:79117-900 - Telefones: 67 - 3312.3300 / 3312.3800