5º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal começa com oficinas e palestras

24/11/2014 - 14:00 - UCDB

Fonte: Assessoria de Imprensa UCDB

Abertura oficial aconteceu na noite de domingo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Cerca de 250 pessoas participam do 5º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – 5º GeoPantanal, que ocorre até a próxima quarta-feira (26), na Universidade Católica Dom Bosco. No fim de semana, 50 estudantes e profissionais foram capacitados em cursos práticos de análise de imagens, análise espacial de dados geográficos, Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS) e sensoriamento remoto.

A abertura do simpósio aconteceu na noite de ontem (22) e contou com participação de representantes das instituições organizadoras Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e UCDB. Eles destacaram a importância dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com o uso das geotecnologias para apoiar os estudos que visam entender e preservar o bioma pantaneiro e sua rica biodiversidade, considerando o desenvolvimento da região e a sua sustentabilidade.

“As geotecnologias são ferramentas fundamentais para apoiar o uso sustentável dos recursos naturais e a implantação de políticas públicas”, ressaltou o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Informática Agropecuária, João Camargo Neto. Além disso, ele frisou que o GeoPantanal tem um importante papel tanto para a pesquisa como em trazer à região essas discussões.

Esse movimento de especialistas de diversas áreas, focados no planejamento urbano e ambiental, é essencial para subsidiar a tomada de decisão mais adequada para os problemas que afetam o Pantanal, de acordo com o coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB, Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, membro da comissão organizadora. “Precisamos dar uma atenção em relação a processos produtivos que cada vez mais estão entrando na região. É preciso tomar cuidado e minimizar os impactos negativos”, afirmou.

Os mitos e fatos geográficos que marcaram a região foi tema da palestra proferida pela pesquisadora Maria de Fátima Costa, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (Unemat). Ela abordou a história da construção cartográfica do Pantanal, esclarecendo as fantasias criadas a partir de cartas realizadas por cronistas estrangeiros que nunca estiveram no local até o trabalho de mapeamento dos jesuítas que percorreram os cursos dos rios e, por meio de representações do relevo e de dados cartográficos, ajudaram a definir a geografia do bioma.

O 5º GeoPantanal traz este ano um tema inovador: o uso dos veículos aéreos não tripulados (vant), ou drones, no mapeamento e monitoramento da cobertura vegetal. “Este tema é o que temos de mais inovador no momento. E estamos mostrando não só trabalhos do ponto de vista de cobertura vegetal, mas que tratam de saneamento, drenagem urbana e drenagem agrícola”, frisou Fernando Magalhães. O professor destaca que esta edição tem uma programação bastante diferenciada e atraente, que pode ser conferida em <http://www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/>.

Durante a abertura também houve o lançamento do número especial em formato digital da Revista GeoPantanal <http://seer.ufms.br/index.php/revgeo>. Editada pela UFMS, a publicação aborda as Unidades de Planejamento e Gerenciamento (UPG) do Mato Grosso do Sul. O principal foco são os estudos de temáticas ligadas à Geografia e ao Pantanal.

 

Autora: Nadir Rodrigues, Embrapa Informática Agropecuária

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica