Novas parcerias entre UCDB e a ONG WWF-Brasil são discutidas em reunião

20/04/2018 - 15:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei e Carine Ferrari

Reunião entre representantes da UCDB e da WWF-Brasil

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Com o objetivo de discutir novas parcerias, nesta quinta-feira (19), docentes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), junto com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, reuniram-se com representantes da ONG WWF-Brasil.

No ano passado, após a assinatura de um convênio por meio da Fundação Tuiuiú, as duas Instituições já trabalharam juntas para o mapeamento do uso e da cobertura do solo do lado brasileiro da Bacia do Alto Paraguai — que representa 62% do complexo e inclui grande parte do Pantanal. À época o raio x dessa área foi traçado via geoprocessamento em um laboratório especializado, localizado no campus Tamandaré.

A região já era monitorada pela WWF-Brasil desde 2002, mas pela primeira vez, ferramentas utilizadas pela UCDB possibilitaram a produção de dados mais precisos. A equipe técnica, formada por três docentes e três acadêmicas do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, analisou as imagens registradas pelo satélite Landsat 8 disponibilizadas pela Agência Espacial Americana (Nasa), no período de julho e agosto de 2016, época de seca.

O relatório desenvolvido indicou as áreas ocupadas com atividades agropecuárias tanto na planície, quanto no planalto, chamadas de antrópicas, e também as áreas naturais da região. Além disso foi possível identificar a quantidade de água e até mesmo os pontos que foram vítimas de queimadas.