UCDB abre II Congresso Saberes em Ação com participação de mais de três mil pessoas

28/10/2015 - 16:30 - Saberes em Ação

Fonte: Mariana Ostemberg

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

 

“Universidade: inovação, sustentabilidade e compromisso social” foi o tema discutido na palestra de abertura do II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação, ministrada pelo comandante de embarcações e escritor Amyr Klink na noite de ontem (27), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Participaram do evento o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, e Pró-Reitores da Instituição: Ir. Gillianno Mazzetto, Diácono João Vitor Ortiz, Luciane Pinho de Almeida, Conceição Butera e Hemerson Pistori.

A noite de palestra contou com a apresentação dos grupos Cultura e Arte —Senta que o Leão é Manso e Coral UCDB — em homenagem ao Bicentenário de Dom Bosco. O Reitor da Universidade, Pe. Ricardo Carlos, deu as boas-vindas ao convidado e aos participantes: “Gostaria de acolher o comandante Amyr Klink, que veio abrilhantar nosso evento com sua fala e experiência essa noite. Sem dúvidas, o dia de hoje é muito importante, pois a UCDB completa 22 anos. No dia 27 de outubro de 1993 saiu a aprovação oficial da nossa Universidade. Nada mais agradável do que comemorar com que temos de melhor: trabalhos que revertemos à nossa sociedade”.  

Amyr contou sobre seus 30 anos de experiências nos mares do mundo. “Fiz mais de 40 viagens de um jeito um pouco diferente. A diferença é que se assemelha a uma Universidade, pois, leva tempo, envolve pesquisa e compartilhamento”, enfatizou o comandante que acumula saberes de 15 viagens à Antártica, além de ter viajado, sozinho, por 642 dias, e enfrentado desafios variados em suas aventuras que compartilhou em cinco livros (Cem dias entre Céu e Mar, Paratii entre dois pólos, As janelas do Paratii, Mar sem fim e Linha D’Água).

Klink mora na cidade de Paraty (RJ) e afirma que encontrou diversos meios de viver tranquilamente na cidade: “Vocês trabalham com um meio que é a educação e podem ir a qualquer lugar com isso e é por isso que eu gosto de Paraty, pois, achei meios de viver lá”. O comandante ressaltou diversas vezes em sua palestra que para tudo é necessário perseverança: “Se a gente não tem perseverança, nada acontece. São importantes regularidade e esforço contínuo”.

LIVROS

O início do evento foi marcado também pelo lançamento de quatro livros de docentes da Católica. Um dos livros lançados teve a contribuição do coordenador do curso de Jornalismo, Dr. Oswaldo Ribeiro, que produziu o capítulo sobre “Bate papo com os candidatos ao Governo do Estado de MS: exercício de radiojornalismo ao vivo pela FM UCDB 91,5”, na publicação Radiojornalismo: Relatos, interatividade e didática, organizada por Daniela Cristiane Ota e Luciano Victor Barros Maluly.

Oswaldo e a professora Me. Cristina Ramos da Silva Ribeiro também de Jornalismo escreveram o capítulo “As quatro fases da FM UCDB, entre o educativo, o pedagógico e o comercial” e a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda Dr. Claudia Mara Stapani Ruas junto com o professor Thiago Muller escreveram o capítulo: “Difusão Comunitária: pelas ondas da Rádio Comunitária Segredo” do livro A História do Rádio em Campo Grande.

O livro contou com a participação de acadêmicos do curso de Jornalismo, “É um momento bem legal lançar uma produção nossa que contou com acadêmicos em um dos artigos e bate papo com os candidatos ao Governo do Estado. Os acadêmicos entrevistaram os candidatos com os planos de governo para contribuir com a sociedade”, explicou o Professor.

O livro A Formação da Gestante na OMEP/BR/MS: Potencialidades sob a ótica do desenvolvimento local foi escrito pela professora Dr. Maria Augusta de Castilho em parceria com Milena Holanda Nantes, no Mestrado em Desenvolvimento Local. “Trabalhamos dois anos no treinamento que a Organização Mundial de Educação Pré-Escolar dá para as gestantes para saber se essa ação trabalha o Desenvolvimento Local e vimos que sim”, disse a professora Maria Augusta.

Já o livro Jornalismo para Dispositivos Móveis: Produção, Distribuição e Consumo, que contou com a participação do professor de Publicidade e Propaganda Me. Elton Tamiozzo, organizado por João Canavilhas e Ivan Satuf, é um pouco diferentes dos demais. O livro só existe em versão digital. “Conseguir ter um capitulo no livro me deixou muito feliz e orgulhoso”, disse. O livro será disponibilizado para download gratuitamente.

A última obra lançada foi Qualidade de Vida e Saúde Mental da professora Me. Heloisa Bruna Gribts Freire, Jane Maria Motta Stradiolti e José Carlos Souza. “O livro trouxe o resultado de pesquisa do Mestrado e Doutorado em Psicologia. Nós falamos sobre a saúde mental de alguns agentes penitenciários” comentou a professora Heloísa.