Saberes em Ação: UCDB reinaugura bosque com novas espécies de plantas

25/10/2017 - 13:30 - Saberes em Ação

Fonte: Gilmar Hernandes

Inauguração do Bosque contou com a presença de autoridades

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

O novo paisagismo do Bosque UCDB, localizado entre o bloco A e a Igreja São João Bosco, foi reinaugurado nesta manhã (25) pelo Reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Pe. Ricardo Carlos, Pró-Reitores, prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso Sul, Fábio Edir dos Santos Costa, Secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Ednei Marcelo Miglioli, colaboradores, acadêmicos,  e convidados.

Durante a inauguração o Reitor destacou que o Bosque será um projeto piloto daquilo que vai ser construído no Jardim Zoobotânico, o Pangeia. “Foi utilizado entulho de materiais de construção para o calçamento do solo, e também várias espécies de plantas, incluindo plantas nativas”.

O prefeito de Campo Grande aproveitou para falar da importância de pensar no futuro. “Não há como você passar nesse espaço geográfico, sem parar para ouvir o canto dos pássaros e a refletir. Se você imagina um lugar de paz, com certeza você desenharia algo semelhante ao que você está vendo hoje aqui, árvores, flores, sombra, pássaros, natureza e a presença de Deus. Você hoje receba essa brisa no seu rosto, graças a alguém que há muitos e muitos anos atrás plantou a semente dessa árvore que hoje dá sombra”.

O professor Eduardo Gonçalves, idealizador do projeto,  explicou sobre a concepção do projeto. “Buscamos inspiração na reconstrução de uma floresta, pois o local possui bastante sombra. Vamos utilizar um conjunto de plantas que vai favorecer esse ambiente. O espaço contará com espécies de vegetação locais, amplamente utilizadas e muitas pessoas não sabem que são nativas de Mato Grosso do Sul”.

O novo espaço conta com bancos em formato contemporâneo, plantas nativas de ecossistema do  Estado e de outras localidades e flores com identificação da espécie, utilização de material reciclável de construção para o chão e também para o plantio de alguma espécies que necessitam de solo rochoso e iluminação.

O Bosque também ganhou a muda de uma planta rara, o ipê Verde, em um ato simbólico, na qual serão plantados mais 500  mudas de árvores em uma área do Lageado, com o apoio da concessionária Águas Guariroba, como forma de neutralizar o carbono emitido durante a realização do Congresso Saberes em Ação.