Saberes em Ação promove integração entre acadêmicos e alunos do ensino médio

24/10/2016 - 11:00 - Saberes em Ação

Fonte: Natalie Malulei

Estudantes do Ensino Médio vão apresentar trabalhos junto com acadêmicos durante o Saberes em Ação (Foto: arquivo)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

No III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão Saberes em Ação, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) vai promover, pela primeira vez, a integração entre os acadêmicos da graduação e pós-graduação com os alunos do ensino médio. Oito trabalhos desenvolvidos dentro das escolas foram selecionados e serão apresentados nessa quinta-feira (27), no segundo dia de evento.

Um dos projetos escolhidos é de Mayllon Vanderlei Alves, 20 anos, formado em Mecânica Industrial pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Durante o terceiro ano do ensino médio, ele desenvolveu junto com um colega de clase um aeromodelo de baixo custo para auxiliar os professores a ensinarem conceitos de física como a aerodinâmica. "Ao simular com o aeromodelo o conteúdo ensinado, o aluno consegue visualizar a teoria, e aprender melhor", explica Mayllon.

O trabalho vai ser apresentado pelo estudante, no bloco C, às 18h, e leva o nome de 'Aero IFMS: Práticas de aeromodelismo em um grupo de trabalho sobre princípios aerodinâmicos'. Ele fala que adorou a possibilidade de mostrar a pesquisa em um ambiente acadêmico: "Estou achando muito legal a oportunidade, principalmente por ser na UCDB, é uma forma da gente interagir com os acadêmicos e vivênciar o dia a dia dentro de uma universidade".

Outras sete pesquisas desenvolvidas por alunos do Ensino Médio também vão ser apresentadas. A estudante Helena Milans dos Reis vai abordar o tema: 'Atendimento educacional especializado, prestado aos portadores de necessidades especiais, em Campo Grande'; David Robledo Di Martinib vai apresentar o projeto 'Desenvolvimento de um drone para capturar imagens das partes inferiores da planta em culturas de soja'; Cibele Pereira de Melo vai mostrar o 'Desenvolvimento de um protótipo do portal turístico do município de Aquidauana, MS'; Rodrigo Rodrigues da Silva Vargas vai abordar o assunto 'Evolução dos direitos dos doentes mentais no Brasil'; Anielle Roberta Souza Delmondes apresentará um resumo elaborado com base no tema 'Sociedade e Cultura'; Leonardo Fernandes da Cunha, membro do S-Inova Teen vai mostrar o trabalho 'Conectando Microbiologia e a Biotecnologia'; e por último a estudante, Maria Isabela Arruda Santana vai apresentar o projeto 'Sos Protein: Recursos Didático para ensino de proteínas em cursos técnicos'.

Nessa edição, o Saberes em Ação vai abordar o tema 'Universidade: Ética, Ciência e Sociedade', a abertura do evento vai ser realizada na quarta-feira (26), ás 19h, com uma palestra ministrada pelo historiador Leandro Karnal, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No dia seguinte, quinta-feira (27), serão realizados eventos simultâneos nos três períodos: mesas-redondas, mostras de produtos e trabalhos de graduação e pós-graduação, dos projetos de pesquisa científica, oficinas, atrações culturais, feira de estágio, entre outras programações. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3335.