SABERES EM AÇÃO: Leandro Karnal participa da palestra de abertura do congresso

27/10/2016 - 9:00 - Saberes em Ação

Fonte: Natalie Malulei

Historiador Leandro Karnal durante palestra na abertura do III Saberes em Ação da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

 

A abertura do maior evento de ciência e tecnologia de Mato Grosso do Sul, o III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão Saberes em Ação, promovido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foi realizada nesta quarta-feira (26).

A solenidade foi realizada nas quadras cobertas do bloco M da Universidade e contou com a presença de mais de quatro mil pessoas. O Reitor da Católica, Pe. Ricardo Carlos, deu boas vidas aos participantes e falou sobre o orgulho de realizar um evento desse porte na véspera do aniversário de 23 anos da UCDB. “Não existe melhor forma de comemorar o aniversário dessa Instituição do que com um congresso como esse. A cada ano, percebemos o crescimento da qualidade das pesquisas e projetos desenvolvidos aqui, por isso é essencial mostrar todo esse conhecimento e ajudar à trazer benefícios para a sociedade”.

Em seguida deu-se ínicio à palestra do historiador Dr.  Leandro Karnal. O professor abordou o tema principal do III Saberes em Ação ‘Universidade: Ética, Ciência e Sociedade’. Mostrou-se feliz e satisfeito ao ver uma casa repleta de jovens e começou o discurso ao abordar a importância de discurtir, principalmente, a ética dentro do ambiente acadêmico. “Pra mim é uma grande alegria ver que esse tema está sendo cada vez mais difundido. É um conceito hoje, segundo uma pesquisa do DataFolha, considerado pela sociedade até mesmo mais importante do que a saúde e a educação, porque as consequências da falta dele estão muito claras. Vemos a corrupção passiva dos políticos e ativa dos empresários, e essa é uma realidade que precisa ser mudada para termos um país melhor”.

Karnal falou também sobre o cenário político brasileiro e abordou questões como a crise de segurança que reflete em uma outra crise bem maior: a perda de valores.  “Os políticos  burlam a lei em benefício próprio, e percebemos que ao contar um com a ajuda do outro, não há uma relação de amizade, mas sim de intereses. Eles são cúmplices e diante da primeira dificuldade, temos antigos aliados denunciando uns aos outros, para se verem livres de uma punição”.

Leandro Karnal é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Escreveu em autoria ou coautoria mais de dez livros, sendo que alguns estão entre os mais vendidos do Brasil, como ‘Verdades e Mentiras’ e ‘Felicidade e Morte’ e também membro do conselho editorial de várias revistas científicas do país.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna