SABERES EM AÇÃO: Congresso promoveu seis mesas-redondas com discussões em várias áreas do conhecimento

28/10/2016 - 7:00 - Saberes em Ação

Fonte: Natalie Malulei

Especialistas durante as mesas redondas promovidas pelo III Saberes em Ação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

Durante o III Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação foram realizadas seis mesas-redondas com especialistas da área da saúde, educação, direito e empreendedorismo. Os debates foram promovidos pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) nessa quinta-feira (27), no período da manhã e da noite, nos anfiteatros dos blocos A, B e C do campus da Tamandaré.

Uma das mesas-redondas levou o tema ‘Empreendedorismo, Inovação e Ética profissional: Desafios e Perspectivas’. A diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo S-Inova, Neila Farias Lopes, participou do debate e explicou que é fundamental  falar sobre ética, pois isso reacende a discussão sobre valores dentro da corporação, algo de extrema importância.

“A empresa que se propõe a ter a inovação no seu DNA, antes disso, precisa definir os seus valores para que o colaborador, o líder de setor e até mesmo o presidente possam seguir aquilo. Não importa se é uma pequena ou grande instituição, se ela mantiver os seus valores consolidados e toda a equipe ciente do que deve seguir, como a questão da responsabilidade social e sustentabilidade, isso se concretiza e define um comportamento ético ou não ético dentro de uma sociedade”, esclarece Neila.

Ainda sobre novos empreendimentos também foi realizada outra mesa-redonda que abordou o tema ‘Inovação e Internacionalização’ e contou com a participação do Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul, Renato Roscoe. 

Já na área da saúde foi realizada uma mesa-redonda com o tema ‘Modelos assistenciais para um cuidado adequado para com o idoso’, cinco especialistas participaram da discussão mediada pelo professor da Católica, Dr. André Barciela Veras.

Durante as discussões se falou bastante sobre ética, em outra mesa-redonda o assunto tratado foi a relação desse conceito com a ciência. Um dos participantes foi o professor do Programa de Biotecnologia da Católica, Dr. Octávio Luiz Franco. 

A ética também foi abordada durante o debate sobre o tema ‘Educação e Ações de Transformação Social’, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dra. Fabiany de Cássia Tavares Silva, falou sobre a educação ética e política em época de mudança e ressaltou o principal desafio do professor ao passar esse conhecimento para o aluno. “No cenário educacional é difícil compreender ética e política, porque hoje elas se transformaram em disciplinas dentro das escolas e não representam apenas o próprio conceito da palavra, mas também a forma com que se relacionam, e isso é uma das principais coisas que precisamos compreender”.

O conceito da ética se fez presente também no debate voltado para a área do Direito. Na mesa-redonda que envolveu o procurador-chefe da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul em Brasília, Ulisses Schwarz Viana e os professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dr. Luiz Fernando Sgarbossa e a Dra. Ynes da Silva Felix, a discussão foi sobre o tema ‘Direitos Humanos, Ética e Cidadania: O papel do Estado, das Empresas e da Sociedade’.  Para os acadêmicos que participaram do debate, a ação foi muito proveitosa. “Foi muito bom o debate,  tratou de um tema muito relevante e mostrou que hoje em dia a sociedade tem uma visão um pouco equivocada a respeito de Direitos Humanos, muito pelo que a mídia fala. Geralmente eles expõem que esse direito serve apenas para defender bandido, algumas vezes isso acontece sim, mas a evolução da sociedade só se deu pela implantação direitos humanos que conquistamos, o fim da escravidão e o espaço adquirido pelas mulheres na sociedade, por exemplo, são reflexos disso”, explica o acadêmico do 8º semestre de Direito, Junio de Matos e Silva.