Mesas-redondas realizadas durante o Saberes em Ação vão reunir especialistas de todo Brasil

21/10/2016 - 15:00 - Saberes em Ação

Fonte: Natalie Malulei

UCDB vai promover seis mesas redondas durante o Saberes em Ação (Arquivo)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

Na quinta-feira (27), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) vai promover durante o III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão Saberes em Ação seis mesas-redondas, que abordam diversos assuntos dentro do tema principal do evento 'Universidade: Ética, Ciência e Sociedade'. Dos debates, três vão ser realizados durante a manhã a partir das 8h, e os demais a noite, a partir das 19h.

Durante a manhã, no auditório do bloco A, a professora Dra. Cleonice La Bourlegat vai mediar a discussão sobre o tema 'Universidade: inovação e internacionalização'. Participam da mesa o secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul, Renato Roscoe; o coordenador-geral de assuntos econômicos para a América Latina do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ministro João Carlos Parkinson de Castro; e o Pró-Reitor de Pesquisa do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), professor Dr. Marco Hiroshi Naka.

Já no auditório do bloco B vai ser realizada uma mesa-redonda sobre 'Ética e Ciência' com a participação do professor e diretor de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação da  Universidade Católica de Brasília (UCB), Dr. Fabricio Falconi Costa; do professor do Programa Stricto Sensu em Biotecnologia da UCDB, Dr. Octavio Luiz Franco; e também do membro da Comissão de Ética no uso de Animais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), professor Dr. Carlos Alberto Muller. A discussão vai ser mediada pelo professor da Católica, Dr. Márcio Luís Costa.

No auditório do bloco C, o tema abordado pelos especialistas é 'Modelos assistênciais para um cuidado adequado com o idoso'. O debate vai ser coordenado pelo professor da UCDB, Dr. André Barciela Veras, e vão participar da discussão o diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Unati/UERJ), Dr. Renato Peixoto Veras; e os professores da Católica, Me. Serginaldo José dos Santos; Dra. Elizabeth Gonçalves Ferreira Zaleski, Dra. Maria de Lourdes Oshiro e Dra. Fabiana Maluf Rabacow.

No período da noite, no auditório do bloco A, o assunto a ser discutido é "Educação e Ação de Transformação Social'. Participam da mesa-redonda o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dr. André Gustavo Ferreira da Silva; a professora da UCDB, Dra Ruth Pavan; e a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dra. Fabiany de Cássia Tavares Silva. A discusão vai ser coordenada pela professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dra. Léia Teixeira Lacerda.

No auditório do bloco B, vai ser realizada uma mesa redonda sobre 'Empreendedorismo, Inovação e Ética Profissional: desafios e perspectivas'. O debate vai ser mediado pelo professor da UCDB, Leandro Tortosa e participam da discussão o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Dra. Maria Clara Bulgarim; e a professora da UCDB, Me. Neila Farias Lopes.

Já no auditório do bloco C, a mesa redonda vai abordar o tema 'Direitos Humanos, Ética e Cidadania: o papel do Estado, das empresas e da sociedade'. A conversa vai ser coordenada pela professora da UCDB, Me. Elaine Cler Alexandre dos Santos, e participam do debate o Procurador-chefe da Procuradoria Regional do Estado de Mato Grosso do Sul em Brasília, Dr. Ulisses Schwarz Viana; e os professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dr. Luiz Fernando Sgarbossa e Dra. Ynes da Silva Felix.