Maior congresso científico de Mato Grosso do Sul começa hoje na UCDB

26/10/2016 - 7:00 - Saberes em Ação

Fonte: Silvia Tada

Evento reúne apresentações de trabalhos e produtos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

 

Maior evento científico de Mato Grosso do Sul, o III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Católica Dom Bosco — Saberes em Ação será realizado na quarta-feira (26) e na quinta-feira (27). Com mais de oito mil inscritos e apresentação de mais de 1,3 mil trabalhos, o evento tem como tema ‘Universidade: Ética, Ciência e Sociedade’. Na programação estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de produtos, atrações culturais, feira de estágio e emprego, entre outras atividades.

A palestra de abertura, no dia 26, às 19h, será com o historiador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal, nas quadras poliesportivas da UCDB, nas Clínicas-Escola. Ele abordará o tema principal do evento.

No dia 27, mais de 1,3 mil trabalhos de graduação, pesquisa, extensão, pós-graduação e ensino médio serão apresentados durante o dia. Em todos os blocos da Católica haverá atividades, permitindo o compartilhamento de saberes de todas as áreas e o intercâmbio de informações. Pela primeira vez, o evento é aberto à participação de professores e acadêmicos de outras instituições de ensino superior e também para alunos do ensino médio.

Debates

Ainda durante o dia 27, serão realizadas seis mesas-redondas, com convidados de várias partes do País. A partir das 8h, acontecem três discussões sobre “Universidade: inovação e internacionalização”, com participação do ministro João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores; sobre “Ética e Ciência”, com a participação do professor e diretor de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação da  Universidade Católica de Brasília (UCB), Dr. Fabricio Falconi Costa; e sobre “Modelos assistênciais para um cuidado adequado com o idoso”, com a presença do diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Unati/UERJ), Dr. Renato Peixoto Veras.

No período da noite, às 19h, são mais três debates: "Educação e Ação de Transformação Social”, com participação do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dr. André Gustavo Ferreira da Silva; “Empreendedorismo, Inovação e Ética Profissional: desafios e perspectivas”, com o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; e “Direitos Humanos, Ética e Cidadania: o papel do Estado, das empresas e da sociedade”, com o procurador-chefe da Procuradoria Regional de Mato Grosso do Sul em Brasília, Dr. Ulisses Schwarz Viana.