Dia de Dom Bosco

16/08/2014 - 7:00 - Pastoral

Fonte: Edyelk dos Santos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

O padroeiro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dom Bosco, nasceu em 1815, na Itália perto de Turim e hoje comemora-se seu aniversário. Logo no início de sua vida já vivenciou a palavra sofrimento, pela morte do pai, quando tinha apenas dois anos de idade e por conta de um irmão mais velho que era muito violento. Quando mais crescido decidiu que seria sacerdote.

Dom Bosco se desenvolveu diante do testemunho de sua mãe Margarida, que era uma mulher de muita devoção e bom senso. Ainda muito jovem ele saiu de casa, mas sempre com o desejo de ser padre o acompanhando e assim sendo recebeu aos 26 anos a graça de ordenação sacerdotal. Sempre muito sensível e carismático Dom Bosco, mesmo jovem tinha vários sonhos proféticos, que se tornavam realidade alguns anos mais tarde. Era também muito atencioso e prestativo a todos e, principalmente, aos jovens que necessitavam de atenção e evangelização

Devido a toda sua prestatividade e devoção ao Divino Espírito Santo foi considerado louco por muitos, mas sempre permaneceu muito corajoso e assim começou a ser mais compreendido.

Pai já Juventude, como é conhecido, Dom Bosco, foi criador dos oratórios, catequeses e assim orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi sempre um homem de oração, trabalho e exemplo para os jovens, não deixando de observar que ele também seguia outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão.

Em 31 de janeiro de 1888, o padroeiro da Católica faleceu, mas deixou com todos nós o seu grande testemunho e sua intercessão. Neste ano iniciam-se as comemorações pelo bicentenário de nascimento de Dom Bosco, comemorado em 2015.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna