Acadêmicos visitam escola e plantam árvore na Aldeia Meruri

17/10/2014 - 11:00 - Pastoral

Fonte: Andressa Rodrigues - Pastoral UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

 

Estudantes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) estão desde o último dia 11 participando da Operação Meruri, que acontece na Aldeia Meruri, em General Carneiro (MT). No local, acadêmicos desenvolvem atividades diversas que têm como objetivo promover a mobilização social e valorização cultural, por meio de ações socioeducativas. Os representantes da UCDB fazem atividades educativas e oficinas, envolvendo toda a comunidade local.

Na segunda-feira (13), a equipe da Católica participou de uma reunião com os professores da Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus, da comunidade de Meruri. Os professores apresentaram algumas dificuldades e anseios que enfrentam no dia a dia escolar.

Em comemoração ao Dia das Crianças, na terça-feira à tarde, os acadêmicos participaram de uma atividade recreativa proporcionada pela escola para alunos do ensino fundamental. Quase cem crianças estiveram no local e se divertiram com brincadeiras como queimada e corre cutia e com brinquedos feitos pelos voluntários com papeis e jornais.

Para a acadêmica do 8º semestre de Psicologia Ilana Mosciaro, as crianças foram bem participativas e alegres. “Com qualquer brincadeira eles já se animam, não só os maiores, mas os pequenos também interagiam conosco; eles têm muito respeito por quem estava liderando as atividades. São crianças que mesmo tendo poucos brinquedos são felizes”.

Ainda na tarde de terça-feira (14), os acadêmicos da UCDB junto com os conselheiros plantaram a muda da espécie magno africano em frente à matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Meruri.

A iniciativa foi do acadêmico do 8º semestre de Agronomia, Leonardo Casimiro, que a escolheu por ser uma árvore forte e dura, superando as adversidades encontradas. “O magno africano simboliza nosso trabalho durante esses dias aqui na aldeia, assim como a semente da árvore deve crescer e se fortificar, nossas oficinas também são como sementes plantadas que precisam dar frutos para a comunidade. Nossa passagem na aldeia fica registrada”, comentou o estudante.

Estiveram presentes o presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso e Chanceler da Católica, Padre Gildásio Mendes, e os membros do conselho inspetorial: Pe. Osmar Resende, Pe. Paulo Vendrame, Pe. Orozimbo de Paula, Ir. Altair Monteiro e demais salesianos presentes Ir. Antonio Teixeira, Pe. Gonçalo Ochoa, Pe. Georg Lachnnit.

Antes de plantar a muda, Padre Gildásio salientou a alegria em receber o grupo de acadêmicos que dedicaram todos esses dias para essa atividade em um local longe de casa.

O grupo da UCDB permanece até o dia 18 na aldeia de Meruri desenvolvendo atividades junto à comunidade local.