Workshop sobre bovinos e porcos será realizado na próxima semana na UCDB

21/06/2016 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza no dia 30 de junho e 1º de julho, das 8h às 17h, o 1º Workshop – A interface entre bovinos e o porco monteiro (Sus scrofa) no Pantanal:  aspectos ecológicos, sanitários e de produção. Para se inscrever basta enviar e-mail indicando o nome completo, instituição/universidade a que está ligado, graduação/pós-graduação para emissão da declaração de participação no e-mail agroambiental@ucdb.br até o dia 27 de junho.

O evento tem como objetivo discutir os aspectos ecológicos, sanitários e de produção associados aos rebanhos bovinos, ao porco monteiro e à biodiversidade do Pantanal com especialistas do Brasil e de Portugal.

No dia 30 pela manhã, das 8h às 9h, acontece a palestra ‘Biologia e Ecologia do porco monteiro em MS’, com a professora Dra. Grasiela Porfirio, da UCDB; das 9h10 às 10h10 ocorre a palestra ‘Importância do monitoramento de agentes virais de notificação compulsória nas populações de porco monteiro e javali’, com a professora Dra. Rita de Cássia da Silva Paes e com a Dra. Reny Correa Lyrio, ambas do Iagro.

Já no período da tarde do mesmo dia, das 13h30 às 14h30 acontece a palestra “Javalis e outros suídeos do Brasil e do mundo: espécies cinegéticas e conflitos na agropecuária” ministrada pelo Dr. Carlos Fonseca da Universidade de Aveiro, Portugal, e das 14h40 às 15h40 acontece a palestra ‘Manejo e produção de espécies introduzidas’, ministrada pelo Dr. Ubiratan Piovezan da Embrapa Pantanal.

No dia 1 pela manhã, das 8h às 9h, ocorre a palestra ‘Espécies introduzidas em sistemas complexos de hospedeiros reservatórios’, ministrada pelo professor Dr. Heitor Miraglia Herrera da UCDB; das 9h10 às 10h10 acontece a palestra ‘Infecção por Brucella spp. Em mamíferos domésticos e silvestres de MS’, ministrada pela Dra. Carina Elisei da UCDB.

Já no período da tarde do dia 1, das 13h30 às 14h30 acontece a palestra ‘Análise do modelo de caça de espécies Introduzidas’, ministrada pelo professor Dr. Reinaldo Lourival da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e das 14h40 às 15h40 ocorre a palestra ‘One World one Health e a interface com as de espécies introduzidas’, ministrada pelo Dr. Paulo Henrique D. Cançado da Embrapa Gado de Corte.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3702 ou pelo e-mail agroambiental@ucdb.br