Trabalho das quebradeiras de coco e luta contra patriarcado é abordado por mestrando da UCDB

20/02/2017 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na sexta-feira (17), a defesa do mestrando Djames Yoshikazu de Lima Suguimoto. Tema da dissertação desenvolvida por ele durante o curso foi:  As quebradeiras de coco e a interpelação colonial, que estudou três mil mulheres quebradeiras de coco associadas e a luta no movimento contra patriarcado.

Quebradeiras realizam o trabalho como fonte de renda e também como movimento de cunho solidário e de equidade: “O objetivo delas é romper o tripé: racismo, patriarcado e capitalismo. Elas representam as minorias, como as mulheres, indígenas, negros e crianças”, explicou Djames. Durante a defesa da pesquisa, o discente falou também a respeito da cultura destas mulheres, como as músicas que cantam durante o trabalho que além de ser uma forma de distração possuem letras que revelam o encorajamento ao movimento.

Professor Dr. Josemar de Campos Maciel foi o orientador do trabalho desenvolvido e acompanhou o mestrando durante toda a pesquisa. A dissertação foi avaliada pela docente da Católica professora Dra. Dolores Pereira Ribeiro Coutinho e pelo professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Milton Augusto Pasquotto Mariani. Mais informações a respeito do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da UCDB podem ser obtidas pelo número (67) 3312-3597.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna