Quatro mestrandos do Erasmus Mundus defendem dissertação hoje

05/09/2014 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Nilce Lemos

Onze mestrandos do Erasmus Mundus participam de estudos nos Brasil

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Hoje (5), serão realizadas quatro sessões de bancas de dissertação de estudantes do Mestrado Internacional Erasmus Mundus em Desenvolvimento Territorial Sustentável. As bancas ocorrem na sala de videoconferência da UCDB Virtual e é aberta a convidados.

Entre os temas das dissertações estão o de Miloš Gubic, da Sérvia, que aborda: “O papel das ONGs internacionais na governança ambiental: o caso da certificação LIFE no Chile”; o de Simone Tinelli, da Itália, com o tema “Subsistência é resistência. A  agricultura familiar Quilombola como instrumento de melhoria da qualidade de vida em áreas de plantio de eucalipto. O caso do programa PDRT nas comunidades Quilombolas do Sapê do Norte - Município de Conceição da Barra (ES), Brasil”.

Também defendem dissertações Aurélia Beatrice Bertrand Guitard, da França, cujo tema é “Desafios e exigências da transformação sustentável dos territórios urbanos no Brasil: a função dos atores civis. Exemplo e contraexemplo de sustentabilidade na região metropolitana de Recife : o programa imobiliário “Reserva do Paiva” e o de Astrid Andree Abel, também da França, sobre “Um grão de arroz no oceano- A contribuição da escolha da produção de arroz orgânico em um coletivo de camponeses do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a apropriação do seu território Estudo de caso em assentamentos de São Gabriel e Santa Margarida do Sul - RS, Brasil”.

O Mestrado Erasmus Mundus é um consórcio entre quatro universidades — Universidade de Padova (Itália), Universidade de Sorbonne (França), Universidade Católica de Leuven (Bélgica) e a Universidade Católica Dom Bosco — e oferece a mobilidade aos estudante, que passam seis meses em cada universidade do programa europeu, nos três primeiros semestres. No quarto semestre, os estudantes europeus, preferencialmente, devem vir ao Brasil e os outros escolhem uma das 3 universidades europeias para realizar estágio, elaborar e defender dissertação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3589.