Projeto de pesquisa convoca afrodescendentes para estudos de genoma

17/11/2016 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ass. Imprensa UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Projeto de pesquisa Estudo Genômico de Coorte em Psiquiatria entre Afrodescendentes, liderado pelo professor Dr. André Barciela Veras, do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB , recruta afrodescendentes saudáveis para participar de pesquisa. Será coletado uma amostra de sangue dos voluntários para análise do genoma e posterior comparação com o material genético de indivíduos afrodescendentes com esquizofrenia ou transtorno bipolar.

Os interessados devem procurar a Clínica-Escola de Psicologia para marcações (3312-3638 e 3312-3705). As coletas devem ocorrer no fim de outubro e durante o mês de novembro. “Trata-se de uma coleta de sangue simples, semelhante a um exame de sangue comum, antecedida por uma entrevista de cerca de 30 minutos, para rastreio de transtornos mentais”, destacou o pesquisador.

A pesquisa integra projeto mundial realizado em parceria com a New York University (NYU) e com a University of Southern CaliforniaA metodologia do trabalho é de análise completa do genoma de amostras de DNA para posterior comparação com os controles; a matéria-prima da análise é extraída da amostra de sangue.