Pesquisadora francesa ministra palestra para alunos em Aula Magna de Biotecnologia

12/03/2018 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Mestrado e Doutorado) participaram na sexta-feira (9) de uma Aula Magna, realizada em uma das salas de aula do bloco D. Na data, a conceituada pesquisadora francesa Dra. Françoise Gosti do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia Molecular de Plantas em Montpellier, ministrou uma palestra com o tema “Protein Promiscuity and Functional Serendipity”.

Como Françoise é uma das pioneiras na descoberta de determinadas proteínas que auxiliam na defesa das plantas, durante a conversa com os alunos ela falou sobre a identificação de mecanismos que evitam que as plantas sofram estresse abiótico, ou seja, quando morrem pela seca ou salubridade. De acordo com a especialista, foi possível entender como funcionam os processos de resposta à esse tipo de estrutura e compartilhou a descoberta com os acadêmicos.

No laboratório onde atua, em Montpellier,  Gosti pesquisa se uma única molécula de plantas que pode se comportar e adquirir múltiplas funções. A pesquisa apresentada consistia em tentar combinar as proteínas que ela estuda na França com as proteínas estudas pelo professor da UCDB, Octávio Luíz Franco, e ver se conseguem transformar  essa junção em uma molécula única.  O objetivo principal é determinar como essa combinação interage com o ambiente em que a planta utilizada está inserida e como pode ajudar no crescimento da mesma.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.