Pesquisadora argentina apresenta opções para valorização de biomassa celulósica em MS

25/08/2016 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Pesquisadora argentina Dra. Maria Evangelina Vallejos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Mestrandos e doutorandos da Universidade Católica Dom Bosco e de outras instituições convidadas participaram na tarde desta quarta-feira (24), no  Centro de Tecnologia e Análise do Agronegócio (CeTeAgro) de disciplina especial sobre biomassa do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, com a pesquisadora argentina, Dra. Maria Evangelina Vallejos.

A pesquisadora disse que na aula prática os alunos podem aprender técnicas de caracterização do material, assim como as normas que se utilizam em laboratório e que conheçam os tratamentos para aproveitar o material para conseguir produtos de alto valor agregado. “ A valorização da biomassa é buscar alternativas muito mais rentáveis que só a produção do bioetanol. Que eles se familiarizem com tratamentos que hoje a gente está pesquisando e que ainda não estão desenvolvidos em nível comercial”, destaca.

A professora titular do mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Dra. Marney Pascoli Cereda, ressalta que a ideia é que os pesquisadores aproveitem melhor a biomassa celulósica, como a palha da cana, o bagaço da cana, do coco, da mandioca, da araruta e o bambu. “Às vezes, produzimos pouca quantidade de um produto descartado, que poderia ser muito mais valorizado. A gente tem que ensinar as empresas do Estado a produzirem”.

Para a mestranda em Ciências Ambientais da UCDB, Nathália Pereira Ribeiro, é importante assistir aulas com especialistas. “Temos vários pontos de biomassa em nosso Estado e muitas vezes a gente não sabe o que fazer. A biomassa do coco, por exemplo, dá pra fazer substrato e várias coisas com essa fibra”, explica.

Para a mestranda em Bioprospecção da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Ana Carolina da Costa, a aula foi uma grande oportunidade aberta para pesquisadores de outras instituições. “A gente só escuta falar em queima, jogar fora e não tem muito aproveitamento os resíduos. Fiquei bastante interessa, em saber o que mais poderia agregar aos produtos”.

Na próxima segunda-feira (29), das 14h às 18h, na UCDB, será realizada mesa-redonda por vídeo conferência com a Argentina, recebendo empresários, pesquisadores do estado, com secretário estadual de Ciências e Tecnologia, para construir um projeto em conjunto para valorizar a biomassa produzida em Mato Grosso do Sul. No início da semana a pesquisadora também visitou empresários de Três Lagoas e de Dourados.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica