Pesquisador dos Estados Unidos ministra palestra na Católica

08/10/2015 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Pesquisador ministra palestra para alunos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa d e Pós-Graduação – Mestrado em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, ontem (7), palestra "Usando células-tronco induzidas (iPSC) para o estudo de doenças do neurodesenvolvimento", proferida pelo pesquisador Cassiano Carromeu, da Universidade da Califórnia, San Diego, Estados Unidos.

O palestrante possui experiência em pesquisa nas áreas de virologia, neurociência e células-tronco, com ênfase especial no modelo de doenças do neurodesenvolvimento e neurodegenerativas. Além de trabalhar com diversas técnicas de biologia molecular e expressão genética, Carromeu faz parte de um grupo de trabalho reconhecido mundialmente pelas pesquisas sobre Síndrome de Rett e Autismo.

A palestra contou com a explicação do palestrante acerca dos neurônios: “Neurônio é o processador do cérebro; funciona por impulsos elétricos e tem três partes principais: dendritos, axônio e corpo celular”, declarou o pesquisador Cassiano. Posteriormente, o mesmo explicou o processo de funcionamento do neurônio no cérebro: “O cérebro é uma rede de 100 bilhões de neurônios. A maneira como um neurônio conversa com o outro é determinado aquilo que você é. Cada neurônio faz entre mil e mil e quinhentas sinapses, que são ligações entre dois neurônios”, afirmou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3768.